SpaceX Está Sob Investigação Após Explosão do Foguete SuperHeavy/Starship e Novos Testes de Voo Poderão Atrasar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (27/04) no site ‘Canaltech’ destacando que a SpaceX está sendo investigada após a explosão do seu trambolho espacial e novos testes de voo com o seu sistema de lançamento Super Heavy/Starship poderão atrasar.
 
Pois é, e as coisas vão se complicando.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Starship | SpaceX é Investigada Após Explosão e Novos Testes Podem Atrasar
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
27 de Abril de 2023 às 18h45
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: SpaceX

Após a explosão do foguete Super Heavy e a Starship durante o primeiro voo de teste e a destruição da plataforma de lançamento — que sequer estava pronta —, os órgãos e agências federais devem investigar o acidente e, baseados no resultado, determinar novas diretrizes de segurança.
 
No dia 20 de abril, a SpaceX lançou o foguete mais poderoso do mundo em um teste de voo suborbital da Starship, mas ele era poderoso demais para sua própria base de lançamento: ela foi destruída e os detritos causaram uma série de preocupações.
 
Embora não tenha nenhum registro de animais mortos ou feridos, o U.S. Fish and Wildlife Service (Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA) documentou os impactos do voo para uma investigação sobre o potencial de danos que uma próxima explosão pode causar.
 
Já se esperava que alguns problemas poderiam acontecer, tanto é que a rodovia que leva ao Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Vale do Baixo Rio Grande estava fechada, e permaneceu assim por dois dias após o voo. Contudo, a dimensão do impacto surpreendeu.
 

O maior problema foram os detritos da plataforma de lançamento que foram arremessados para longe. “Os impactos do lançamento incluem vários grandes pedaços de concreto, chapas de aço inoxidável, metal e outros objetos arremessados ​​a milhares de metros de distância”, afirma o Fish and Wildlife Service.
 
Este relatório também inclui “uma nuvem de concreto pulverizado que depositou material até 10 km a noroeste do local da plataforma”. Moradores de Port Isabel, uma cidade no Texas, relataram ter encontrado uma camada de partículas semelhantes à areia sobre janelas, automóveis e outros objetos.
 
A equipe do portal NASASpaceFlight, que registrava o lançamento bem próximo ao local, teve seu veículo e câmeras destruídos por destroços da explosão. Também houve um incêndio ao sul da área do parque estadual, mas o Fish and Wildlife Service não informou a causa do incêndio.
 
Elon Musk disse que o impulso dos motores “pode ​​ter quebrado o concreto, em vez de simplesmente erodi-lo”. No entanto, ele admite que a plataforma não estava concluída, dizendo que “uma enorme chapa de aço refrigerada a água” ficaria abaixo do suporte de lançamento para desviar as chamas.
 

Outro detalhe é que o dano causado não ocorreu durante os testes de fogo estático do dia 9 de fevereiro porque os motores foram acionados com apenas metade de seu impulso. Musk afirma que “podemos estar prontos para lançar novamente em 1 a 2 meses”, mas os planos podem mudar por imposição dos órgãos reguladores.
 
Ainda é cedo para dizer, mas os reparos na plataforma, a conclusão da chapa refrigerada e as investigações da causa da falha no lançamento são etapas necessárias que podem atrasar a previsão do CEO da SpaceX, além de, talvez, forçar modificações nos próximos protótipos. A investigação exigirá revisão e aprovação da Federal Aviation Administration antes de uma nova licença para um novo lançamento.

Comentários