'Lander Hakuto-R' da Startup Japonesa ISPACE Deverá Pousar na Lua Até o Fim de Abril. Fiquem Atentos!

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma sensacional notícia postada ontem (13/04) no site ‘Canaltech’ destacando que a startup japonesa ISPACE deverá pousar o seu ‘Lander Hakuto-R’ na superfície lunar até o final de abril.
 
Pois é amigos e amigas, enquanto o Brasil vende falácias e segue por caminhos desastrosos na condução de seu pífio programa espacial governamental, o Japão está próximo de fazer história, tornando-se a quarta nação do planeta a realizar a façanha de pousar uma espaçonave na superfície da lua, isto é, caso seja exitoso nesta iniciativa. Vamos ficar na torcida.
 
Avante Lander Hakuto-R!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Japonesa Ispace Deve Pousar Lander na Lua até o Fim de Abril
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
13 de Abril de 2023 às 12h56
Fonte: ispace
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ispace

O lander Hakuto-R, da japonesa ispace, tentará pousar na Lua em 25 de abril às 13h40 (horário de Brasília), transmitindo tudo ao vivo. A empresa anunciou o cronograma na quarta-feira (12), junto de datas alternativas caso seja preciso adiar os planos.
 
Se houver algum problema que impeça a descida à superfície no dia planejado, a ispace deve tentar novamente no dia 26 de abril. Caso isso não aconteça, outras opções de datas são os dias 1º e 3 de maio.
 
(Imagem: Reprodução/ispace)
Foto da Lua tirada pela câmera do Hakuto-R no fim de março.
 
No momento, o lander está orbitando a Lua em uma trajetória elíptica. Quando chegar o grande dia, o Hakuto-R contará com seu sistema de propulsão principal para desacelerar da órbita lunar. Depois, com a ajuda de uma série de comandos pré-estabelecidos, ele ajustará sua orientação e perderá velocidade para tentar pousar suavemente na Lua.
 
A tentativa de pouso deverá acontecer na cratera Atlas, próxima de Mare Frigoris, no extremo norte da Lua. A ispace estima que a operação deve durar uma hora e, se tiver sucesso, o Hakuto-R se tornará a primeira nave privada a pousar na Lua. Até então, somente missões de agências espaciais estatais dos Estados Unidos, Rússia e China conseguiram o feito.
 
Lançado no ano passado pela SpaceX, o lander Hakuto-R conta com um sistema de captura de imagens em 360º guiado por inteligência artificial. Em seu interior, leva o rover Rashid, dos Emirados Árabes Unidos. Se o pouso acontecer, o Rashid deve passar um dia lunar (cerca de 14 dias terrestres) explorando nosso satélite natural.

Comentários