Centro de Cultura Espacial é Reinaugurado em Parnamirim (RN). Visitem, Vale a Pena

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma grande notícia postada ontem (06/04) no site da ‘Força Aérea Brasileira (FAB)’, destacando que o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas foi reinaugurada em Parnamirim (RN). Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois então entusiastas do BS, se você e brasileiro ou estrangeiro de passagem pelo Brasil, e que é um amante das atividades espaciais, não pode deixar de visitar este Centro de Cultura Espacial na cidade de Parnamirim do estado nordestino do Rio Grande de Norte.
 
Recordo-me que em 2010 estive visitado este centro junto com a minha família, em um momento que me trás grande saudade, pois na época meus pais eram vivos e estavam com a gente, bem como minha queridíssima sobrinha Flavinha Falcão que nos deixou prematuramente pouco tempo depois.
 
Na época a família tinha como objetivo visitar o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), mas por não termos feito uma solicitação para FAB, este objetivo acabou sendo frustrado (fomos barrados no portão), porém fomos agradavelmente premiados com esse centro cultural que, este que vos fala (até aquele momento) não tinha o menor conhecimento de sua existência, e saímos de lá surpreendidos e satisfeitos, apesar do fracasso em visitar o CLBI.
 
Portanto amigos e amigas do BS, quando soube que o Centro com o passar dos anos havia sido praticamente abandonado à própria sorte pelo poder público, fiquei muito triste e decepcionado com a FAB e o Governo do RN que deveriam cuidar melhor deste equipamento de suma importância para a história das atividades espaciais brasileiras. Pois então,visitem, vale a pena.
 
Brazilian Space
 
REINAUGURAÇÃO
 
Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas Reabre Para Visitação 
 
Espaço é destinado a recuperar, preservar e divulgar o histórico das atividades operacionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e do Programa Espacial Brasileiro 
 
Edição: Agência Força Aérea
Revisão: Tenente Alvarez
Publicada em: 06/04/2023 07:46
Fonte: CLBI
Via: Site FAB – https://www.fab.mil.br
 
Fotos: FAB

O Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT), localizado em Parnamirim (RN), reabriu as portas para visitação no dia 20/03, após obras estruturais no prédio e manutenção das réplicas de veículos, antenas e meios operacionais que compõem o acervo estático permanente. O espaço é destinado a recuperar, preservar e divulgar o histórico das atividades operacionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e do Programa Espacial Brasileiro.
 
Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Turismo, o CCEIT é o segundo ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Norte, por suas características que destacam sua localização, acesso e gratuidade, além de ser de grande relevância para a região.
 

Estiveram presentes no evento de reabertura o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Oficiais-Generais, Diretores, Comandantes e autoridades civis e militares.
 
Na oportunidade, o Diretor-Geral do DCTA; o Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza; e o Secretário de Turismo de Parnamirim (RN), Jarbas Filho, descerraram a Placa em distinção ao Batismo de Fogo Espacial, retratando o primeiro lançamento de veículo aeroespacial, Nike Apache, em 15 de dezembro de 1965, realizado pelo Governo Brasileiro.
 

Com uma nova proposta de tornar o espaço um instrumento de relação para aproximação e integração da Organização com a sociedade, foi dimensionado um ambiente para exposições e apresentações temporárias de entes institucionais associadas à temática espacial ou cultural. Nesta reabertura, durante 30 dias, o Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), órgão sob administração da Agência Espacial Brasileira (AEB), realizará sessões de Planetário, abordando temas de astronomia e do sistema solar.
 
Para o Diretor do CLBI, a reabertura do CCEIT, um dos principais pontos turísticos do estado, é razão de muita alegria para todos, pois valoriza o trabalho dos que se empenharam para a concepção do Centro, que existe desde 2011. Hoje, esse local representa mais do que o trabalho de divulgação das atividades espaciais e correlatas, feito por meio da parceria entre e o CLBI e a Prefeitura de Parnamirim. O Centro já é uma ferramenta de abertura de horizontes e incentivo para jovens e de pessoas de todas as idades para acompanharem e até atuarem na área de ciência e tecnologia, hoje e no futuro”.
 
 

Visitas
 
O CCEIT, além das exposições temporárias e permanentes, coordena visitas guiadas no CLBI para grupos organizados e aulas de campo de instituições de ensino, mediante agendamento prévio.
 
Projetado para se tornar um espaço de pesquisa, cultura e lazer, o CCEIT reúne em seu acervo peças originais e réplicas de foguetes lançados a partir das plataformas do CLBI, lançadores, antenas e radares meteorológicos e de telemedidas, e uma aeronave AT-26 – Xavante, de fabricação brasileira, que desempenhou um importantíssimo papel no emprego da Força Aérea Brasileira (FAB).
 
O agendamento de visitas para grupos deve ser feito com a Seção de Comunicação Social do CLBI nos contatos: (84) 3216-1455 / 3216-1304 ou via e-mail: visitaclbi@gmail.com 
 
Horário de funcionamento: Todos os dias: 08:00 às 15:30.

Comentários

  1. Por que não transformar o Centro de Cultura Espacial em Parnamirim em um segundo DCTA, tipo o centro de pesquisa aeroespacial estudos avançados de Parnamirim? Alias o estado não possui uma graduação em engenharia aeroespacial.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Observatório da Indústria, e C&T!

      Acho que você não entendeu, esse centro é uma espécie de Museu que registra a história das atividades espaciais realizadas no CLBI e no PEB como um todo, ponto. No entanto, concordo contigo que o RN precisa ter seu curso de graduação aeroespacial. Recordo-me que poucos anos atrás, havia uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA), ambos de de São José do Campos- SP, da UFRN e do CLBI, para criar neste estado o Polo Aeroespacial Hipersônico do Nordeste, e dentre as ideias estava a criação de um Curso de Graduação nessa área, bem como a implementação no CLBI de uma acelerador de massa para atender este curso, bem como também uma plataforma de lançamento de artefatos hipersônicos, tendo como objetivo lançar no futuro pequenos satélites no espaço. Este projeto era denominado de Projeto PHILO (saiba mais por esse link: https://brazilianspace.blogspot.com/2019/11/o-estrategio-e-visionario-projeto-philo.html?m=1), mas até onde eu sei essa iniciativa não foi avante, infelizmente.

      Excluir

Postar um comentário