COMAE Ministra o Curso de Ambientação em Sistemas Espaciais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota postada ontem (10/04) no sita da Força Aérea Brasileira (FAB) informando que o Centro de Operações Espaciais (COPE), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizou o Curso de Ambientação em Sistemas Espaciais (CASE), em Brasília (DF), de 13 a 30/03.
 
Brazilian Space 
 
CURSO OPERACIONAL
 
COMAE Ministra o Curso de Ambientação em Sistemas Espaciais
 
45 alunos da FAB e de várias outras Instituições participaram do evento
 
Por Capitão Dilson
Edição: Agência Força Aérea 
Por Aspirante Gabrielle Varela 
Fonte: COMAE
Publicada em: 10/04/2023 - 13:50
 
Fotos: Soldados Máximo e S. Carvalho / COMAE

O Centro de Operações Espaciais (COPE), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizou o Curso de Ambientação em Sistemas Espaciais (CASE), em Brasília (DF), de 13 a 30/03. O evento contou com carga horária de 80 horas/aula, incluindo aulas práticas, seminários e visitas técnicas, e teve como objetivo disseminar, no âmbito do Ministério da Defesa, a cultura e os conhecimentos sobre operação de sistemas espaciais voltados para o emprego militar.
 
Participaram dessa edição 45 alunos, sendo dois da Marinha do Brasil (MB), sete do Exército Brasileiro (EB), 31 da Força Aérea Brasileira (FAB) e cinco do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).
 

Segundo o Chefe do COPE, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, investir em capacitação é um caminho seguro para  garantir o sucesso nas Operações Espaciais. "O uso do espaço impacta no emprego das Forças Armadas e dos demais órgãos da administração pública, sendo fundamental para monitorar desmatamentos, no apoio em situações de calamidades ou desastres naturais, no suporte em missões de busca e salvamento, na vigilância de fronteiras, entre outros”, ressaltou o Oficial-General.
 
O curso abordou os conceitos básicos de órbitas, satélites, estações de solo, sensoriamento remoto, comunicações, posicionamento, navegação e sincronismo de tempo, consciência situacional espacial e poder espacial. Ele é ministrado todos os anos, sendo a porta de entrada para os militares que irão controlar e empregar satélites em Operações Militare.
 

Comentários