China Convida Brasil Para Participar do 'Programa da Estação Internacional de Pesquisa Lunar'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Como o título dessa nota diz, no dia 30/03, a página China ‘N Asia Spaceflight postou (veja abaixo) que o presidente da nossa piada espacial (AEB), o Sr.  Carlos Augusto Teixeira de Moura (carinhosamente chamado de Mister M) que naquela data se encontrava em visita oficial ao Laboratório de Exploração do Espaço Profundo’ da China, recebeu dos chineses o convite para que o Brasil participe do Programa da ‘Estação Internacional de Pesquisa Lunar’. 
 

Tradução:
 
China convida Brasil para participar da Estação Internacional de Pesquisa Lunar, durante visita oficial do Laboratório de Exploração do Espaço Profundo liderada por Carlos Augusto Teixeira de Moura, administrador (administrador essa é ótima, kkkkkkkkkk) da Agência Espacial Brasileira.
 
Bom leitor, para aqueles menos antenados no assunto, é preciso lembrar que o Brasil é signatário do Programa Lunar Artemis da NASA, e como tal aceitar este convite colocaria o Brasil em uma ‘sinuca de bico’ com os Estadunidenses, já que os mesmos estão em uma franca corrida lunar declarada contra a China.
 
Porém, nota-se entusiastas do BS que em nenhum momento a nota destaca que o Mister M tenha aceitado esta oferta chinesa, ou até mesmo assinado qualquer acordo neste sentido. No entanto, podem ter certeza que os Estadunidenses devem ou irão ainda manifestar (nos bastidores ou publicamente) seu descontentamento com este episódio na China.
 
Além disto, fico aqui me perguntar: Porque invés de oferecer ao Brasil a participação no Programa Lunar, os chineses até hoje não convidaram o Brasil para Participar do Programa da Estação Espacial Tiangong-3? Fica para reflexão.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso leitor Eugênio Preza (editor-chefe da Revista Digital EP.Space.Br) pelo envio desta notícia.
 
Brazilian Space

Comentários

  1. na real os Chineses convidaram sim o mundo todo pra participar da Tiangong-3, era só o país interessado entrar em contato com a China, tanto que varios países europeus entraram em contato pra enviar experimentos, então se o brasil não entrou no programa da Estação chinesa é culpa exclusivamente do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raul Carlos Produções!

      Não é uma questão de culpa, e sim de interesse, e nesse caso não houve por parte do Brasil. Além do que há uma diferença enorme em você convidar nações indiretamente para participar de um projeto, do de ser convidado diretamente para um projeto específico, como ocorreu agora .

      Excluir
  2. Mas chineses já não disseram que a sua estação orbital está aberta para a cooperação e convidaram a todos que queiram participar de pesquisas nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse no comentário acima, há uma diferença enorme entre a China colocar sua estação Tiangong-3 a disposição de nações que se interessem por utilizá-la de forma indireta como ela fez, e até hoje o Brasil não se interessou, e de fazer um convite direto para participar do programa de sua estação lunar, como a China fez desta vez ao Brasil. É isso.

      Excluir
  3. eu espero que a AEB aceite o convite do Brasil para participar da Estação Internacional de Pesquisa Lunar, durante visita oficial do Laboratório de Exploração do Espaço Profundo , Brasil e China com o programa CBERS funcionou e funciona , caso a AEB aceite , esperamos que também funcione , seria um grande aanço do Brasil

    ResponderExcluir
  4. Ao analisar o assombro cenário que vivemos no Brasil, sobre o setor aeroespacial. Desde 10/02/1994 n° 8.854. Está provado por A+B que o Brasil NUNCA apresentou um PLANO DE NAÇÃO sobre o Setor Aeroespacial. Nunca Investiu em Startups Nacionais, Nunca Incentivou o Setor Aeroespacial NACIONAL. Tal Autarquia "AEB", é simplesmente um grande "cabide de empregos"? Será??? Somente o setor PRIVADO é a Única salvação do Brasil. Autarquia "AEB", só tem olhos e ouvidos para quem é de INTERESSE deles, e ponto final. Já CHEGA de enganar a população Brasileira. Será que "AEB" é uma agência de viagem? Que só serve para pagar diárias? Será que é agência de Marketing? Já chega "Mister M". Não tente justificar o injustificável pois isto só piora as coisas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário