Após Atualização Recente em Seu Software 'Rover Curiosity' da NASA, Irá Operar Com Mais Eficiência no Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora a notícia postada ontem (17/04) no site ‘Canaltech’  destacando que o Rover Curiosity da NASA, recebeu recentemente uma atualização de software que irá ajudá-lo a se locomover mais rápido em Marte e com menos desgaste em suas rodas. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Rover Curiosity Vai Operar Com Mais Eficiência em Marte Após Atualização
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
17 de Abril de 2023 às 12h33
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS

O rover Curiosity recebeu uma atualização de software que vai ajudá-lo a se locomover mais rápido em Marte e com menos desgaste em suas rodas. Estes são apenas dois benefícios em meio a mais de 100 mudanças implantadas no robô durante a atualização, que exigiu uma “pausa” nas atividades dele no início de abril.
 
Como o Curiosity não tem um computador dedicado para processar as imagens que capturou do terreno à frente, ele dirige em segmentos e faz paradas para processar as imagens. Por isso, ele precisa fazer várias pausas ao longo de suas “viagens” por Marte, mas com o novo software, poderá processar as fotos mais rapidamente.
 
Na prática, isso fará com que ele passe mais tempo se deslocando. “Isso não vai permitir que o Curiosity dirija tão rápido quanto o [rover] Perseverance, mas ao invés de parar por um minuto todo após um segmento, vamos parar apenas por um ou dois momentos”, explicou Jonathan Denison, líder da equipe de operações do Curiosity.
 
 
A equipe da missão quer também manter a “saúde” das rodas de alumínio do Curiosity, que começaram a exibir sinais de desgaste em 2013. Para isso, o software trouxe dois novos comandos de mobilidade que reduzem a quantidade de direcionamento que o Curiosity precisa executar enquanto segue a algum ponto específico.
 
Com menos direcionamento exigido, a equipe pode alcançar o alvo desejado mais rapidamente, reduzindo o desgaste que vem como consequência do deslocamento do rover. Por fim, o software ajudará a equipe da missão a planejar o movimento do braço robótico do rover com mais eficiência, além de apontar sua “cabeça” no mastro com maior precisão.
 
Lançado em 2011, o Curiosity chegou a Marte somente em 2012, mas esta atualização é planejada pela equipe desde 2016. “O software de voo é essencial para a nossa missão, então é algo grande para nossa equipe”, explicou Kathya Zamora-Garcia, gerente de projeto do rover. “Esta é uma grande atualização de software, e tivemos que garantir que a faríamos corretamente”, finalizou.

Comentários