Os Cientistas Árabes do 'Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBRSC)' Celebraram, Apesar do Fracasso da 'Missão Lunar Hakuto-R1/Rover Rashid'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma curiosa notícia postada ontem (27/04) no site ‘Olhar Digital’ destacando que os Emirados árabes Unidos (EAU) celebrou a Missão Lunar do Hakuto-R-1/Rover Rashid, apesar do fracasso que ocorreu. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Emirados Árabes Unidos Celebram Missão à Lua Apesar de Fracasso
 
O país comemorou o fato de atingir a órbita da Lua, mesmo sem conseguir pousar, após falha de comunicação com a Terra
 
Por Flavia Correia
28/04/2023 - 12h13
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: Centro Espacial Mohammed bin Rashid (MBRSC)

Quando a sonda Hakuto-R falhou ao tentar atingir a superfície lunar, na última terça-feira (25), não foi apenas o Japão que viu desmoronar o sonho de pousar pela primeira vez na Lua. O equipamento carregava consigo o rover Rashid, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), que também foi perdido com o fracasso da missão.
 
No entanto, o resultado decepcionante para o que poderia ter sido um feito histórico foi encarado de forma positiva pelos cientistas do Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBRSC), em Dubai.
 
“Embora o Rashid Rover e outras cargas úteis a bordo do módulo de pouso não tenham tido a chance de continuar em suas respectivas missões, a equipe da MBRSC ainda está orgulhosa das conquistas, incluindo o desenvolvimento de um rover e se tornar a primeira missão árabe a entrar na órbita da Lua”, diz o trecho de um comunicado publicado pela organização no Twitter. “Depois de chegar tão perto da Lua, a equipe do MBRSC está inspirada e acredita que maiores realizações ainda estão por vir em nossa busca pela exploração espacial”.
 

De todos os países do mundo, apenas três já pousaram com sucesso na Lua: os EUA, a Rússia e a China. Assim, mesmo uma tentativa já é uma conquista notável. E se tivesse saído tudo dentro do planejado, a missão também teria significado o primeiro pouso lunar financiado pelo setor privado, já que o módulo lunar japonês é um equipamento da startup ispace.
 
Na quarta-feira (26), o governante de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid, que também é primeiro-ministro e vice-presidente dos EAU, anunciou que “não há tempo para o luto”, e que uma nova tentativa será feita o mais breve possível.
 
“Apesar dos contratempos, mantivemos nossas aspirações altas”, disse o xeque Mohammed em entrevista ao site Arab News. “Os EAU construíram um setor espacial a partir do zero em apenas 10 anos, e a missão do rover Rashid foi impulsionada pela visão ambiciosa do país para a exploração espacial”.

Comentários