CAS Anuncia Que a China Realizou Com Sucesso Teste em Voo de Protótipo de Foguete Reutilizável

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma interessante notícia postada ontem (10/04) no site Canaltech’ destacando que a Academia Chinesa de Ciências (CAS) anunciou que a China conseguiu lançar e pousar um protótipo de foguete em uma plataforma no mar, abrindo assim o seu caminho para o desenvolvimento veículos espaciais reutilizáveis. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois é entusiastas do BS, olhem aí...
 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
China Lança Foguete e o Traz de Volta ao Solo em Teste Bem-Sucedido
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
10 de Abril de 2023 às 14h38
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: CAS

A China conseguiu lançar e pousar o protótipo de um foguete em uma plataforma no mar, abrindo o caminho para o desenvolvimento veículos espaciais reutilizáveis. O sucesso do teste foi anunciado pela Academia Chinesa de Ciências (CAS), acreditando que a tecnologia poderá abrir novos caminhos para o desenvolvimento de veículos espaciais do país.
 
Segundo a CAS, o teste de lançamento em solo e pouso no mar foi realizado na província de Shandong, na China. Durante o voo, o protótipo do foguete alcançou mais de 1 km de altitude e desceu suavemente; depois, com a ajuda da propulsão reversa, ele desacelerou e pousou com precisão de menos de 10 m.
 
Lian Jie, engenheiro sênior da CAS, explicou que o foguete usado durante o teste media 2,1 m de altura e 0,5 m de diâmetro. Ele tinha dois motores e contou ainda com o funcionamento de um terceiro, que tinha o objetivo de imitar um motor de propulsão líquida variável usado durante o lançamento
 
(Imagem: Reprodução/CAS)
Pouso do protótipo do foguete em imagens publicadas pela CAS.
 
Ele observa que a tecnologia de pouso usada pela China é diferente daquela que a SpaceX adota para o retorno de seus foguetes. “A nossa é baseada em tecnologia doméstica de software e hardware”, explicou. “Estamos explorando por conta limites tecnológicos, como o gerenciamento da propulsão variável, precisão de posicionamento e tecnologia estabilizadora”.
 
Ao que tudo indica, o teste permitiu a validação de sistemas de comunicação e de monitoramento do veículo. Os membros do projeto consideram que o sucesso do pouso representa um passo importante para o desenvolvimento de novas tecnologias, como a recuperação de estágios de foguetes e até turismo espacial.
 
Ainda, foi possível confirmar a recuperação do estágio do veículo no mar. Os futuros foguetes desenvolvidos pela China, como os da família Lijian-3, devem usar a tecnologia de recuperação. Assim, o país atingirá suas metas de desenvolvimento de recursos para a exploração espacial com menor custo e maior extensão.

Comentários