LAAD 2023: Orbital Engenharia e a Filandesa ICEYE Assinam Memorando de Entendimento (MoU)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada no ontem (15/04) no site “Defesa Aérea e Naval”, tendo como destaque um Memorando de Entendimento (MoU) assinado durante a realização da LAAD 2023 entre a empresa ‘old space’ brasileira ‘Orbital Engenharia’ e empresa finlandesa ICEYE. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos e amigas do BS, não que um MoU signifique nada mais do que ele mesmo diz, e que este seja o primeiro MoU internacional assinado pela Orbital, mas vou ficar na torcida para que a Orbital use esta experiência para compreender melhor o seu papel de empresa estratégica para o país, e deixe essa história de viver do desenvolvimento de protótipos, e passe a desenvolver verdadeiros produtos para o mercado espacial nacional e internacional, como alias faz a ICEYE, sua parceira neste MoU de agora. Afinal amigos, já passou da hora de amadurecer (os recursos do Povo Brasileiro não são capim) e alçar novos voos e mostrar a todos que pode sim ser uma empresa estratégica que realmente colabora com o desenvolvimento espacial do seu país. By the Way, o BS continua aguardando noticias sobre o andamento do Projeto da PSM. Será o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) o seu verdadeiro destino?

Brazilian Space
 
HOME - CIÊNCIA E TECNOLOGIA
 
LAAD 2023 - Finlandesa ICEYE Assina MoU Com a Orbital Engenharia
 
Por Luiz Padilha
15/04/2023 - 11:50
Via: Defesa Aérea e Naval - https://www.defesaaereanaval.com.br
 
A ICEYE, finlandesa líder global em monitoramento satelital com tecnologia Synthetic Aperture Radar (SAR), esteve na LAAD pela primeira vez, nesta edição de 2023.
 
Célio Vaz , Presidente da Orbital Engenharia, e Ana Paula Cordeiro, Vice-Presidente da Iceye para a América Latina.
 
Nela, a empresa já teve como marco a assinatura de Memorando de Entendimento (MoU) com a Orbital Engenharia, Empresa Estratégica de Defesa (EED) brasileira que atua no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias inovadoras, nas áreas de projeto, fabricação, montagem, integração e verificação de sistemas, subsistemas e equipamentos para aplicações de Defesa e Espaço.
 
Este será o primeiro passo para uma possível parceria entre as empresas, na qual a Orbital Engenharia pode passar a fazer parte da cadeia de fornecimento global da ICEYE, a partir do Brasil. O MoU reflete, assim, a visão compartilhada pela ICEYE e pela Orbital Engenharia de introduzir a indústria espacial brasileira no segmento New Space. Sobre isso, a Vice-Presidente Ana Paula Cordeiro falou para o Defesa Aérea & Naval:
 

Esteve também na assinatura do MoU Kimmo Aura, Conselheiro Comercial na Embaixada da Finlândia no Brasil, destacando a crescente cooperação entre os dois países, já havendo cerca de 50 empresas finlandesas no país.
 

Os satélites SAR, que podem “ver” o solo durante a noite ou através de nuvens, têm uma vantagem importante na coleta de informações para possibilitar ações subsequentes em suporte aos objetivos ambientais e de segurança nacional, sendo uma tecnologia de uso múltiplo, civil e militar.
 

Sobre a atuação nacional, finalmente, foram lançados ao espaço, no ano passado, dois satélites SAR adquiridos pelo Brasil. Batizados de Carcará I e Carcará II, eles fazem parte do segmento Lessonia do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que é conduzido sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentários