O 1º Voo Orbital da Espaçonave Starship da SpaceX Pode Está Proximo de Acontecer

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma notícia postada ontem (04/04) no site ‘Canaltech’ destacando que finalmente o teste de voo orbital do trambolho espacial da SpaceX, o Starship, pode estar próximo de acontecer. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos, para o deleite do Muskeiros de plantão e entre eles o meu querido Prof. Rui Botelho, finalmente este gigantesco tanque de agua estilizado será atirado para o alto por este poderosíssimo foguete Super Heavy e vamos ver o que acontece.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
1º Voo Orbital do Starship Pode Já Acontecer nos Próximos Dias
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
04 de Abril de 2023 às 16h31
Fonte: Via: ArsTechnica
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Reprodução/SpaceX

O teste de voo orbital do foguete Starship, da SpaceX, pode estar mais próximo de acontecer do que parece. Em preparação para a ocasião, a empresa moveu o protótipo do propulsor Super Heavy ao seu local de lançamentos no Texas, e a NASA parece ter preparado aeronaves para observar a tentativa de lançamento, que poderá acontecer já na próxima segunda-feira (10).
 
A SpaceX vem realizando uma série de procedimentos para lançar o Starship em seu primeiro teste de voo orbital. Um dos mais recentes aconteceu em fevereiro, quando todos os motores do Super Heavy foram acionados. Já em março, Elon Musk, CEO da empresa, sugeriu que o teste de voo do Starship poderia ocorrer em abril, sem especificar uma data.
 
Agora, o Conselho para Plano de Operações, elaborado pela Administração Federal de Aviação (FAA) — instituição que regula voos nos Estados Unidos —, aponta que o voo do Starship pode acontecer no dia 10, tendo os dias 11 e 12 como opções caso o lançamento não aconteça na segunda.
 
Usuários do Twiiter notaram que a Marinha dos Estados Unidos emitiu alertas de perigo para parte do Golfo do México, região próxima das instalações da SpaceX no sul do Texas. Isso pode não confirmar nada, mas também pode estar associado ao planejamento de haver lançamentos de foguetes em breve por lá.
 

O alerta da Marinha vem do trajeto que o veículo deverá percorrer durante o voo. Durante o voo orbital, o Super Heavy irá impulsionar o foguete Starship sobre o Golfo do México. Após a separação dos estágios, o Starship tentará alcançar velocidade orbital e, depois, deve reentrar na atmosfera da Terra sobre o oceano Pacífico. Se tudo correr bem, o foguete deverá pousar em algum ponto próximo do Havaí.
 
Ao que tudo indica, o cronograma proposto por Musk pode mesmo se tornar realidade. Com o posicionamento do Super Heavy finalizado, o próximo passo seria levar o Starship ao seu propulsor, para que o sistema fique na configuração completa para voar. Falta ainda a FAA emitir a licença autorizando o lançamento.

Comentários