Na Busca Por Vida em Outros Planetas, Cientistas Estão Propondo Que em Vez de Procurar Por "Zona Habitável" se Procure Por "Zona Computacional"

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (11/04) no site Canaltech’ destacando que cientistas estão propondo que na busca por vida em outros planetas talvez seja melhor procurar por "Zona Computacional" em vez de "Zona Habitável". Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Cientistas Propõem Procurar Por "Zona Computacional" em Vez de "Zona Habitável"
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
11 de Abril de 2023 às 16h12
Fonte: arXiv; Via: Universe Today
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: PhotoVision/Pixabay

Talvez seja melhor direcionar a busca por vida em outros planetas não com foco no potencial de habitabilidade, mas sim no potencial para a computação. É o que propõem pesquisadores em um novo artigo, apresentando uma nova definição para o conceito da “zona habitável”.
 
Normalmente, a busca por vida é focada nela como a conhecemos, ou seja, na procura por seres vivos na superfície de algum planeta que, por sua vez, orbita sua estrela na zona habitável, tendo condições de abrigar água no estado líquido. Contudo, esta não é a única definição de vida.
 
(Imagem: Reprodução/Missão Kepler/Centro de Pesquisa Ames/NASA)
Representação de como a zona habitável das estrelas pode variar.
 
Os autores propõem considerar que a vida é um conjunto de computações (processos executados por proteínas) que atuam na informação (armazenada no DNA). A capacidade de armazenamento de informação e de atuar no ambiente permite que a vida sofra seleção natural e se organize de forma cada vez mais complexa.
 
Segundo eles, a computação também pode ser considerada um conjunto de processos físicos que atuam sobre informação — esta, representada pelos estados da matéria, inclui os sistemas biológicos, digitais e outros, e pode representar uma medida fundamental dos seres vivos.
 
Pensando nisso, os pesquisadores sugerem que as melhores chances de encontrar sinais de vida fora da Terra estão nos lugares onde há acesso mais fácil à computação. Segundo eles, estas zonas computacionais devem conter um conjunto rico de compostos químicos à disposição. Elas também deve ter alguma forma “pura” de energia, como luz ou ventos, e precisa ainda de um substrato para a execução da computação. Juntos, estes fatores transformam o conceito tradicional de zona habitável em parte do conceito mais amplo das zonas computacionais.
 
Para entender melhor como o conceito de computação se aplica aqui, considere que, onde há vida na Terra, existe também computação em andamento. Já no caso de estratégias para procurar vida em outros mundos, a computação abre algumas possibilidades: por exemplo, nuvens de gás ao redor de estruturas subestelares podem atender as condições necessárias para a computação e, portanto, para a definição mais ampla de vida.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado no repositório online arXiv, sem revisão de pares.

Comentários