Primeita Tentativa de Voo do Foguete da Starship Causa Crateras e Vários Danos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (24/04) no site ‘Canaltech’ destacando que a primeira tentativa de lançamento do Tanque de Água Estilizado ‘Starship’ da SpaceX gerou crateras e vários danos. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Pois é, não tenho informação de que o desenvolvimento do gigantesco Saturno-5 tenha causado tantos estragos assim, e imagine vocês se isso ocorrer toda vez que esse trambolho espacial for lançado. Enfim... vamos aguardar os acontecimentos.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Tentativa de Voo do Foguete Starship Gerou Crateras e Vários Danos
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
24 de Abril de 2023 às 12h49
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: SpaceX/YoutTube

A primeira tentativa voo do Starship, da SpaceX, abriu crateras em solo e ejetou pedaços de metal e concreto na última quinta-feira (20). Os ocorridos parecem ter resultado do acionamento dos motores do veículo durante o primeiro voo do sistema completo, formado pelos protótipos do propulsor Super Heavy e do veículo Starship.
 
Naquele dia, o Starship pareceu se sair bem no início da missão. Entretanto, cerca de quatro minutos após deixar o solo, os estágios Super Heavy e Starship deveriam ter se separado, o que não aconteceu. O foguete começou a tomba  e não demorou muito até explodir a cerca de 420 m de onde foi lançado.
 
Imagens do local mostram que a torre usada para o lançamento resistiu ao acionamento dos motores do Starship, apesar de ter danos claros. Sob a estrutura, há uma grande cratera, provavelmente deixada pelo lançamento. Portanto, é possível que os engenheiros da SpaceX tenham subestimado a dimensão dos danos que os motores poderiam causar.
 
Fotos da estrutura foram publicadas por usuários nas redes sociais:
 

“A força dos motores quando eles aceleraram pode ter quebrado o concreto, ao invés de simplesmente erodi-lo", escreveu Elon Musk, CEO e fundador da empresa no Twitter:
 

Além da cratera, moradores relataram a ocorrência de uma “chuva de partículas” em uma cidade próxima de onde o lançamento aconteceu. Para Olivier de Weck, professor de astronáutica e engenharia do Instituto Massachusetts de Tecnologia, o raio pelo qual os detritos se espalharam, somado à perturbação causada pelo lançamento, parecem ter sido maior do que o esperado. “O dano principal à plataforma de lançamento está embaixo, onde as chamas atingem o solo”, explicou, acrescentando que deve levar alguns meses até a cratera ser consertada.
 
Ainda não há data marcada para novos testes de voo do Starship, mas é possível que levem cerca de dois meses para acontecer.

Comentários