China Também Deseja Desviar Asteroide e Já Tem o Seu Alvo Definido

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma interessante notícia postada ontem (11/04) no site Canaltech’ destacando que a como fez a NASA, a China também quer desviar um asteroide e já até tem um alvo definido. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois então entusiastas do BS, olhem aí, os chineses querem mostrar que são capazes também de repetir as façanhas alcançadas pelos estadunidenses e até superá-las.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
China Também Quer Desviar Asteroide e Já Tem Alvo Definido
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
11 de Abril de 2023 às 13h05
Fonte: SpaceNews
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Родион Журавлёв

O asteroide 2019 VL5 será o alvo de uma missão da China, que irá combinar observações da rocha espacial e um teste de desvio de sua órbita. O projeto foi revelado por Chen Qi, do Laboratório de Exploração do Espaço Profundo da China, durante uma apresentação realizada na Conferência de Defesa Planetária em Viena, na Áustria.
 
Segundo ele, a missão vai contar com uma nave para o impacto e outra para as observações. Ambas devem ser lançadas em 2025 por um foguete Long March 3B, que irá posicioná-las em diferentes trajetórias rumo ao asteroide 2019 VL5. Antes, a China havia sinalizado que o alvo seria o asteroide 2021 PN1 e que o lançamento aconteceria em 2026.
 
Já o 2019 VL5 é um asteroide que tem cerca de 30 m de diâmetro. Assim como o alvo anterior, o 2019 VL5 pertence à chamada “classe Atena”, aquela que envolve os objetos que cruzam a órbita da Terra e que têm período orbital de menos de um ano. Com a mudança, o 2020 PN1 se tornou um asteroide “reserva” para a missão, caso seja necessário.
 
(Imagem: Reprodução/BENG-ART/Pixabay)
A China quer tentar desviar um asteroide chocando uma nave contra
 
A nave de observação chegará ao asteroide para realizar observações iniciais e análises de sua topografia. Já a outra irá colidir com o asteroide a cerca de 6,4 km/s para tentar alterar sua velocidade para 5 cm/s. Depois do impacto, a nave de observação irá estudar o asteroide novamente.
 
Se a descrição da missão soa familiar, é porque ela tem vários aspectos semelhantes aos da missão Double Asteroid Redirection Test (DART), da NASA. Por meio dela, uma nave se chocou contra o asteroide Dimorphos, alterando sua órbita. Depois, a missão Hera, da Agência Espacial Europeia, será lançada ao asteroide para investigar os resultados da colisão.
 
Por outro lado, a China parece querer testar o impacto em um asteroide muito menor e menos massivo que Dimorphos, e planeja ainda lançar de uma só vez a nave para a colisão e outra para as observações. Este novo projeto faz parte do plano de defesa planetária do país, que envolve ainda a detecção de asteroides e sistema de alertas contra possíveis rochas perigosas.

Comentários