MISSÃO JUICE: Conheça Tudo Sobre Esta 'Missão Espacial da ESA' Para o Planeta Jupiter e Algumas de Suas Luas

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma interessante matéria postada ontem (10/04) no site Canaltech’ tendo como tema a futura Missão JUICE da Agência Espacial Europeia (ESA), que será a próxima investida da humanidade para estudar de perto o Planeta Júpiter e algumas de suas luas, como a Europa, Calisto e Ganimedes. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço 
 
JUICE | Saiba Tudo Sobre a Missão Que Vai Estudar Luas de Júpiter
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
10 de Abril de 2023 às 13h08
Fonte: ESA (1, 2)
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESA/ATG/NASA/J. Nichols/JPL/University of Arizona/DLR

A missão JUICE (sigla para "Jupiter Icy Moons Explorer") é a próxima investida da Agência Espacial Europeia para estudar Júpiter e algumas de suas luas — como Europa, Calisto e Ganimedes — de pertinho. A JUICE e promete aprofundar nossos conhecimentos sobre o gigante gasoso e se tornar a primeira missão a orbitar uma lua de outro planeta. O lançamento deve acontecer no dia 13 de abril. 
 
O Que é a Missão JUICE? 
 
Até hoje, as sondas Galileo e Juno, ambas da NASA, foram as únicas a orbitar Júpiter, e suas descobertas ajudaram os cientistas a entender melhor o planeta e seus satélites naturais. Mesmo assim, ainda há muitas perguntas sem resposta sobre o gigante gasoso e suas luas, principalmente quando o assunto é a possibilidade de alguma delas ter condições para abrigar algum tipo de vida, ainda que microbiana.
 
(Imagem: Reprodução/ESA)
Representação da sonda JUICE, que deve chegar a Júpiter no início da próxima década.
 
É aqui que entra a JUICE, missão que vai fazer observações detalhadas de Júpiter e de algumas de suas maiores luas. Ela deve chegar lá em dezembro de 2031, vai passar três anos orbitando o planeta e sobrevoando alguns de seus satélites naturais para, então, entrar na órbita de Ganimedes — a maior lua de Júpiter e a maior do Sistema Solar.
 
Quando a JUICE Vai Chegar a Júpiter?
 
 Após cerca de17 dias de jornada no espaço logo após o lançamento nesta semana, os painéis solares, antenas e instrumentos da nave já devem estar implantados. Então, os membros da missão vão passar alguns meses verificando se tudo está funcionando bem e, se sim, a JUICE poderá iniciar sua viagem ao sistema joviano.
 
Ao longo do caminho, a nave precisará sobrevoar a Terra e Vênus algumas vezes para realizar manobras de assistência gravitacional, necessárias para ajustar sua trajetória até Júpiter. Se tudo correr bem, ela chega lá em dezembro de 2031.
 
(Imagem: Reprodução/ESA/NASA/DLR
Imagem da sonda JUICE, que ajudará os cientistas a entenderem planetas fora do Sistema Solar.
 
A Agência Espacial Europeia vai fazer a transmissão ao vivo do lançamento na WebTV da ESA a partir das 8h45, no horário de Brasília, nesta quinta-feira (13).
 
Além disso, você pode acompanhar o início da jornada da JUICE com as imagens capturadas pelos membros do projeto Virtual Telescope. A transmissão ao vivo começa no dia 13 às 16h (horário de Brasília) e você pode conferi-la no site do Virtual Telescope ou no canal do YouTube.
 
Quais Luas de Júpiter a JUICE Vai Estudar? 
 
A maior parte do foco da missão JUICE será Júpiter, para ajudar os cientistas a irem além dos conhecimentos proporcionados pelas missões Galileo e Juno. Além de observar detalhadamente o planeta, a missão vai passar alguns anos observando também as luas Ganimedes, Calisto e Europa.
 
Para isso, ela vai realizar dois sobrevoos por Europa, ficando a 400 km de sua superfície. Já Calisto, a mais distante destas luas, será sobrevoada 21 vezes pela nave, que ficará a até 200 km de sua superfície. Por fim, a JUICE fará uma série de 12 sobrevoos por Ganimedes, ficando a cerca de 402 km da superfície da lua — em seguida, entrará na órbita dela.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL/DLR)
De cima para baixo, as luas Io, Europa, Ganimedes e Calisto; todas serão estudadas pela missão Juice.
 
Apesar de o foco ser o trio de luas congeladas, a missão também vai estudar Io, a lua galileana mais interna de Júpiter, para monitorar a atividade vulcânica e determinar quais são os materiais existentes na superfície por lá.
 
Júpiter Tem Quantas Luas?
 
Já que estamos falando sobre o sistema do gigante gasoso, talvez você esteja se perguntando quantos satélites naturais tem Júpiter. O planeta é orbitado por mais de 90 de luas, sendo que 12 novas foram anuciadas em 2023 e aguardam nomenclatura oficial. São exatas 92 luas conhecidas na órbita do planeta — até agora.
 
Mas, como você percebeu, o foco da JUICE será apenas algumas delas. Entre elas, estão Io, Ganimedes, Calisto e Europa, conhecidas como “luas galileanas”. Europa tem quase o mesmo tamanho da nossa Lua, e Calisto é maior que Mercúrio. Já Io é um satélite natural conhecido por seus vulcões e Ganimedes é coberto por uma crosta congelada.
 
(Imagem: Reprodução/Carnegie Inst. for Science / Roberto Molar Candanosa)
Esquema da órbita de mais de 70 satélites de Júpiter.
 
A JUICE vai explorar ainda Metis, Adrastea, Amalthea e Thebe, algumas das menores e mais internas luas de Júpiter. Elas orbitam o planeta no interior de seus sistemas de anéis, e parecem ser as responsáveis por fornecer as partículas que os alimentam. 
 
O Que Vamos Descobrir Sobre os Satélites de Júpiter?
 
De forma resumida, podemos dizer que a JUICE vai estudar Júpiter para tentar desvendar as características complexas do ambiente magnético do planeta, bem como a formação do sistema joviano como um “arquétipo” para os planetas fora do Sistema Solar, na órbita de outras estrelas.
 
O foco da missão se estenderá também para Ganimedes, lua que é como um laboratório natural das características de mundos congelados — por isso, a ideia é estudá-la não como lua, mas sim como um corpo planetário e possível habitat. A JUICE será a primeira nave a entrar na órbita da lua e usará seus instrumentos para coletar dados de sua rotação, gravidade, formato, campo magnético e atmosfera.
 
(Imagem: Reprodução/ESA/ ATG MediaLab)
A JUICE pode revelar se Ganimedes tem um oceano sob sua superfície.
 
Ainda, a missão JUICE vai estudar Ganimedes, Europa e Calisto em busca de detalhes sobre os oceanos escondidos sob as crostas congeladas delas, entendendo as condições por trás da superfície delas e suas pequenas atmosferas.
 
Juntas, as análises de Europa e Calisto vão ajudar a formar um quadro comparativo das luas galileanas. Por fim, a JUICE irá mapear as luas em alta resolução, investigando se elas contêm elementos essenciais para abrigar a vida como conhecemos.

Comentários