Meteorito Santa Filomena Que Caiu em Pernambuco em 2020 Agora Fará Parte do Acervo do Museu Nacional

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (13/04) no site ‘Canaltech’ destacando que o ‘Meteorito Santa Filomena’ que caiu em Pernambuco em 19 de agosto de 2020, agora fará parte do acervo do Museu Nacional. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Meteorito Que Caiu em Pernambuco Será Exposto no Museu Nacional
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
13 de Abril de 2023 às 18h20
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O meteorito Santa Filomena acaba de se tornar o primeiro adicionado à nova coleção de meteoritos do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que tenta se recuperar de um incêndio destruidor ocorrido em 2018. A rocha espacial deverá ser exposta ao público no ano que vem.
 
Conforme viajam pelo espaço, objetos espaciais — como asteroides e meteoroides — podem entrar na atmosfera da Terra. Durante a passagem, esses objetos são aquecidos pelos gases atmosféricos, sendo queimados nessa entrada. Essa queima produz brilho, e chamamos isso de meteoros. Já qualquer pedaço da rocha que resistir à queima e atingir o solo é chamado, então, de meteorito.
 
O meteorito Santa Filomena pesa cerca de 2,8 kg e leva o nome da cidade pernambucana onde caiu em 19 de agosto de 2020. Naquele dia, os moradores da região ouviram um forte estrondo, acompanhado da queda de várias "pedras" do céu. Já no dia seguinte, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ligados ao Museu, chegaram à cidade para coletar amostras das rochas para análises.
 
(Imagem: Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Pesquisadoras Diana Andrade, Maria Elizabeth Zucolotto e Amanda Tosi com o meteorito Santa Filomena.
 
Hoje, sabemos que o meteorito Santa Filomena é do tipo condrito, um tipo de rocha espacial bastante antiga que veio do Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter.
 
O estudo que descreve as características do meteorito foi publicado na revista Meteoritics & Planetary Science.

Comentários