Rover Perseverance da NASA Coleta Primeira Amostra Em Nova Área da Superfície de Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma notícia postada ontem (29/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que pouco depois de completar dois anos em Marte, o Rover Perseverance da NASA coletou sua primeira amostra em uma nova área do planeta vermelho. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Perseverance Coleta Primeira Amostra Em Nova Área
 
Perseverance, da NASA, que pousou em fevereiro de 2021, está coletando amostras marcianas para um futuro retorno à Terra
 
Por Lucas Soares
02/04/2023 - 10h51
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Pouco depois de completar dois anos em Marte, o rover Perseverance coletou sua primeira amostra em uma nova área do planeta vermelho. Na quinta-feira (30), o robô começou a recolher pedras do topo do delta da Cratera de Jezero.
 
Essa foi a 16ª amostra da missão. A amostra foi extraída de uma rocha chamada “Berea”. De acordo com a NASA, a equipe científica acredita que “Berea” se formou a partir de depósitos rochosos que foram carregados rio abaixo por um antigo rio até este local. Isso significaria que o material poderia ter vindo de uma área muito além dos limites da cratera
 
Esse é um dos motivos que faz os cientistas considerarem a rocha bastante promissora. Além disso, ela é rica em carbono. “Rochas carbonáticas na Terra podem ser boas para preservar formas de vida fossilizadas. Se bioassinaturas estivessem presentes nesta parte da Cratera de Jezero, poderia ser uma rocha como esta que poderia muito bem conter seus segredos”, disse Katie Stack Morgan, vice-cientista do projeto Perseverance. 
 
Amostra do Perseverance Pode Revelar Segredos de Marte
 
A expectativa é que a amostra coletada pelo Perseverance possa revelar mais sobre como era o clima de Marte na época em que havia água líquida nesse rio. A ideia é conseguir mapear a evolução do clima no planeta vermelho.
 
“A mobilidade do Perseverance nos permitiu coletar amostras ígneas do fundo relativamente plano da cratera durante a primeira campanha e, em seguida, viajar para a base do delta da cratera , onde encontramos rochas sedimentares de granulação fina depositadas em um leito de lago seco. Agora estamos amostrando um local geológico onde encontramos rochas sedimentares de granulação grossa depositadas em um rio. Com essa diversidade de ambientes para observar e coletar, estamos confiantes de que essas amostras nos permitirão entender melhor o que ocorreu aqui na Cratera de Jezero bilhões de anos atrás”, disse o cientista do projeto Perseverance, Ken Farley.
 
Mais Sobre a Missão
 
O rover Perseverance, da NASA, que pousou em fevereiro de 2021, está coletando amostras marcianas para um futuro retorno à Terra e procurando evidências de que a Cratera Jezero, que já foi coberta por água, pode ter hospedado vida microbiana.
 
Jezero está localizada na borda ocidental de uma planície de Marte chamada Isidis Planitia, uma área que se acredita ter sido criada por um impacto de asteroide. A cratera é um chamado “lago de bacia aberta”, o que significa que a água já fluiu para dentro e para fora desse buraco agora estéril e árido.

Comentários