Lançamento da 'Missão JUICE' da ESA Para o Planeta Júpiter Foi Adiada Para hoje (14/04)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (13/04) no site “CNN Brasil”, destacando que a espaçonave da ‘Missão JUICE’ da Agência Espacial Europeia (ESA), que tem como destino o Planeta Júpiter teve o seu lançamento adiado ontem para esta sexta-feira (14/04), às 9h14, no horário de Brasília. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Agência Espacial Europeia Adia Missão a Júpiter
 
Lançamento estava previsto para a manhã de hoje, mas foi transferida para esta sexta-feira (14) devido às más condições meteorológicas
 
Por Fábio Nascimento
13/04/2023 às 10:34
Atualizado 13/04/2023 às 10:47
 
Foto: Reprodução
O gigantesco planeta Júpiter é o destino da missão da ESA.
 
A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) anunciou o adiamento da missão Juice, que tem como destino o planeta gasoso de Júpiter. A previsão de lançamento era para as 9h15 desta quinta-feira (13), mas foi adiado para esta sexta-feira (14), às 9h14, no horário de Brasília.
 
“O voo #VA260 de hoje foi adiado devido às condições meteorológicas (risco de raios) no horário de decolagem programado do espaçoporto europeu na Guiana Francesa”, informou a ESA, por meio de seu perfil no Twitter. Ainda segundo o post, o veículo e seus equipamentos estão “em condições estáveis e seguras”.
 
A espaçonave Jupiter Icy Moons Explorer partirá da base de lançamento espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da European Space Agency.Segundo a ESA, cerca de 28 minutos após o lançamento, acontecerá a separação do Jupiter Icy Moons Explorer do foguete Ariane 5, que estará acoplado a nave.
 
Entre 99 minutos e 17 dias em órbita, acontecerá a implementação dos painéis solares, antenas e sondas, deixando a nave pronta para seguir sua jornada de oito anos com destino a Júpiter.
 
Exploração
 
De acordo com a Agência Espacial Europeia, a Jupiter Icy Moons Explorer fará “observações detalhadas de Júpiter e suas três grandes luas oceânicas – Ganimedes, Calisto e Europa”.
 
A nave estará equipada com um conjunto de sensores remotos, geofísicos e instrumentos, que irá caracterizar essas luas e descobrir mais sobre esses destinos como potenciais habitats para a vida futura ou verificar a possibilidade da existência de vida passada.
 
Durante a missão, a ESA irá monitorar o ambiente magnético, a radiação e o plasma de Júpiter em profundidade, além de avaliar a interação do planeta com as suas luas.

Comentários