Telescópio Espacial James Webb Captura Incrível Foto dos Anéis Gelados e da Luas do Planeta Urano

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia postada dia (06/04) no site ‘Canaltech’, destacando que o Telescópio Espacial James Webb capturou foto incrível dos Anéis Gelados e das Luas do planeta Urano. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Anéis e luas de Urano brilham em nova foto incrível do James Webb

Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
06 de Abril de 2023 às 13h23
Fonte: NASA
Via: Website Olhar Digital - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA, ESA, CSA, STScI, J. DePasquale (STScI)

O telescópio James Webb capturou uma foto incrível de Urano, que destaca algumas de suas luas, galáxias distantes ao fundo e mais. A imagem foi revelada pela NASA nesta quinta-feira (6) e mostra ainda os anéis do planeta gelado — até então, eles haviam sido observados somente pela sonda Voyager 2 e pelo observatório W. M. Keck, no Havaí, que contém recursos de óptica adaptativa.
 
Quando a Voyager 2 observou Urano durante a década de 1980, sua câmera mostrou o planeta com tons de azul e verde, capturados na luz visível. Agora, a nova imagem do Webb foi produzida ao longo de 12 minutos de exposição com apenas dois filtros, mostrando o planeta observado na luz infravermelha e uma série de características.
 
Os comprimentos de onda do infravermelho, somados à alta sensibilidade do Webb, resultaram na foto abaixo. Ela foi feita no início de fevereiro e mostra que Urano não é "apenas" um planeta azulado, mas que tem também uma atmosfera bastante dinâmica:
 
(Imagem: Reprodução/NASA, ESA, CSA, STScI. Image processing: J. DePasquale (STScI))
Urano observado pelo James Webb; o planeta tem tons azulados e alaranjados devido aos comprimentos de onda capturados através de cada filtro.
 
Você pode ter percebido que há uma área brilhante no polo voltado para o Sol. Ali há uma calota polar que parece surgir quando a região começa a receber luz direta durante o verão no planeta e desaparece no outono. Além disso, a parte central mostra um brilho mais intenso, tão sutil que não havia sido registrado em observações dos telescópios Hubble e do Keck.
 
Na borda da calota, há uma nuvem brilhante e algumas formações mais claras, que se estendem até os limites da formação. No lado esquerdo do planeta, está uma nuvem normalmente observada no infravermelho e que pode estar conectada às tempestades de Urano. Com os novos dados do Webb, os cientistas podem entender melhor estes processos.
 
(Imagem: Reprodução/NASA, ESA, CSA, STScI, J. DePasquale (STScI))
Urano e seis de suas 27 luas na nova foto do James Webb.
 
Agora, vamos aos anéis na imagem. Urano tem 13 já conhecidos, e 11 deles aparecem na foto. Alguns são tão brilhantes que, por estarem próximos, parecem se fundir em apenas um; futuramente, novas imagens do Webb podem revelar mais detalhadamente os anéis externos do planeta, com brilho mais fraco. Por fim, as seis luas mais brilhantes de Urano completam a imagem.
 
As novas imagens são apenas um "gostinho" do que os recursos do James Webb ainda vão oferecer: há novos estudos de Urano em andamento, e a equipe do telescópio planeja observá-lo novamente ao longo do primeiro ano de operações científicas.

Comentários