Elon Musk Anuncia Que Starship Deverá Ser Lançada Ainda em Abril, Porém Mais Para o Fim do Mês

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma notícia postada hoje (10/04) no site ‘Olhar Digital’ destacando que segundo anuncio do Sr. Elon Musk em sua página no Twitter, o tão aguardado lançamento de seu trambolho espacial Starship deverá acontecer mesmo ainda em abril, mas provavelmente mais para o fim do mês. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo. 
 
Pois então amigos e amigas do BS, mais uma frustração para os Musqueiros de plantão e entre o meu caro amigo Prof. Rui Botelho. Porém tenham calma galera, pois mais cedo ou mais tarde esse megalomaníaco vai conseguir atirar esse tanque de agua estilizado para o alto, tenham certeza disso.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Saiba Quando a SpaceX Pretende Lançar Voo Orbital da Starship
 
Após uma longa espera, finalmente a SpaceX está prestes a realizar o primeiro voo de teste orbital do megafoguete Starship
 
Por Flavia Correia
10/04/2023 - 16h17
Atualizada em 10/04/2023 - 16h22
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Agora falta pouco para a execução do primeiro teste de voo orbital da Starship, o megafoguete da SpaceX projetado para missões tripuladas e de carga principalmente para a Lua e o planeta Marte.
 
Há meses, a empresa vem se preparando para esse lançamento, que será realizado pelo conjunto formado pelos protótipos Super Heavy Booster 7 e Ship 24.
 
Além de levar pessoas e cargas à Lua e a Marte, o objetivo da SpaceX com a Starship é executar uma série de outras tarefas espaciais, como lançar a maioria dos satélites de internet Starlink 2.0 de próxima geração da empresa à órbita da Terra.
 
Segundo Elon Musk, cofundador e CEO da SpaceX, o veículo totalmente reutilizável de 120 metros de altura – que consiste em um primeiro estágio gigante chamado Super Heavy e uma espaçonave de estágio superior conhecida como Starship – poderia tornar a colonização de Marte economicamente viável no futuro.
 
Imagem: SpaceX
O supercomplexo veicular formado pela Starship e seu foguete lançador Super Heavy, empilhados e posicionados na Starbase.
 
Primeiro Voo Orbital do Megafoguete Era Esperado Para Esta Semana
 
Conforme noticiado pelo Olhar Digital na semana passada, esse voo era aguardado para acontecer entre esta segunda (10) e quarta-feira (12).
 
Isso porque a SpaceX rolou a Ship 24 para a plataforma de lançamento orbital da Starbase no fim de semana retrasado. E na segunda-feira (3), a empresa realizou testes de abastecimento com o Booster 7 no suporte de lançamento orbital.
 
Além disso, avisos de navegação foram emitidos para a tentativa orbital da Starship, como observou o rastreador de satélite Marco Langbroek, com sede na Holanda.
 
No entanto, como a SpaceX ainda está esperando por uma licença de lançamento da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), era bastante improvável que a decolagem realmente acontecesse tão cedo.
 
Nesta manhã, Musk revelou, em uma postagem no Twitter, que o lançamento acontece, sim, ainda em abril, mas provavelmente mais para o fim do mês.
 

“Lançamento da Starship tendendo para perto do final da terceira semana de abril”, postou o bilionário.
 
De fato, há uma janela reservada para o evento entre este sábado (17) e a sexta-feira da próxima semana (21).
 
Como Será o Primeiro Voo Orbital da Starship
 
Se tudo correr conforme o planejado, um protótipo Super Heavy chamado Booster 7 lançará uma variante de estágio superior chamada Ship 24 para o céu partindo da Starbase, a instalação da SpaceX no sul do Texas.
 
Não muito depois da decolagem, o B7 cairá no Golfo do México, enquanto a Ship 24 segue sua viagem ao redor da Terra, circulando nosso planeta antes de mergulhar no Oceano Pacífico perto da ilha Kauai, no Havaí.
 
Imagem: SpaceX
A Starship será usada pela NASA como módulo de pouso dos astronautas na Lua.
 
Ambos os protótipos já completaram uma série de marcos pré-lançamento. A dupla empilhada passou por um teste de abastecimento crucial em 23 de janeiro, por exemplo, no qual a SpaceX bombeou mais de 4,5 milhões de quilos de propelente para o gigante veículo de aço inoxidável.
 
Dois dias depois, a empresa retirou a Ship 24 da pilha para ajudar a se preparar para um dos maiores testes restantes, que provavelmente acontecerá em breve – o ensaio de “fogo estático” completo dos 33 motores do B7 na plataforma de lançamento da Starbase.
 
O Booster 7 já realizou vários ensaios de fogo estático, um teste de pré-lançamento comum em que os motores são brevemente disparados enquanto o veículo permanece ancorado ao solo. No entanto, o propulsor nunca acionou mais de 14 motores Raptor de cada vez, o que significa que o próximo teste será um grande salto.
 
Por sua vez, a Ship 24 já disparou todos os seus seis Raptors, durante um ensaio de fogo estático feito em setembro de 2022.
 
A Starship não sai do chão há quase dois anos, e seu voo mais recente foi apenas um salto em comparação com o próximo teste orbital. Em maio de 2021, um protótipo de estágio superior de três motores chamado SN15 subiu cerca de 10 km nos céus acima da Starbase antes de voltar à Terra em um pouso vertical.

Comentários