[Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 15] PSM e SISNAV, Dois Questionamentos Que Deveriam Ser Esclarecidos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Resolvi publicar a décima quinta edição da nossa coluna 'Papo Rápido Sobre o PEB' por causa de dois questionamentos que vem me incomodando há algum tempo, e que dizem respeito as Operação Santa Branca (veja aqui) e a tal Operação Astrolábio realizadas recentemente do CLA.
 
Pois então, a Operação Santa Branca foi a operação do voo de qualificação do protótipo da ‘Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM)’ desenvolvida pela Orbital Engenharia, e que foi considerado como um tremendo sucesso pelos órgãos oficiais. Pois então, se realmente foi um sucesso como divulgaram, porque o '6° Anúncio de Oportunidades (6° AO)’ publicado em 30 de dezembro do ano passado pela nossa piada espacial (veja aqui) tem um prazo tão longo de conclusão (previsão de voo com data provável para o lançamento em 2026 e ainda de acordo com a disponibilidade orçamentária da AEB)?
 
Ora amigos e amigas, se a plataforma realmente funcionou, entende-se que ela está qualificada para voo, então porquê um prazo tão longo para utiliza-la (2026 os americanos já estarão na LUA)? Outra coisa, e que história é essa que ainda depende de disponibilidade orçamentária da AEB? Entusiastas do BS, estão brincado de fazer programa espacial no Brasil, e não é por acaso que a Comunidade Espacial Brasileira não vê com bons olhos a atual gestão do Mister M.
 
Vale aqui esclarecer para os menos informados a importância da PSM para o Programa Espacial Brasileiro (PEB), já que a mesma tem como objetivo substituir as Plataformas Alemãs que sempre usamos, nos dando assim definitivamente autossuficiência nesta área.
 
Já o meu segundo questionamento se refere ao teste de voo do SISNAV - Sistema de Navegação Inercial (desenvolvido pelo IAE), realizado durante a Operação Astrolábio com os sul-coreanos. Pois então, acontece que o SISNAV esteve a bordo do foguete suborbital Hanbit-TLV como uma 'carga útil' e nada contra isso, mas até o momento não houve nenhuma informação pública quanto ao sucesso ou fracasso deste experimento.
 
E vale ressaltar que uma matéria publicada bem recentemente na Revista PESQUISA FAPESP (veja aqui), informou que estaria previsto mais um voo do SISNAV como 'carga útil' no tão aguardado foguete brasileiro VS-50, coisa que na verdade não é novidade, já que era a previsão inicial antes de surgir no caminho do PEB o foguete da Innospace.
 
Entretanto o voo do SISNAV como 'carga útil' já ocorreu, e portando o próximo voo deveria ser um voo de teste de controle do veículo, ponto, e não usá-lo como carga útil da missão. E aí fica a pergunta, será que o SISNAV não funcionou?
 
Aproveitando, segue abaixo as 14 outras edições da coluna Papo Rápido:
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 1] O Barco Está a Deriva - 14/01/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB  - Edição 2] Protótipo de Foguete de Capacitação (PFC) - 16/02/202
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 3] A Verdade Sobre o Quantitativo de Motores S50 - 09/03/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 4] Será o VLM Abandonado? - 30/05/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 5] Será o Edital do VLPP 'Cartas Marcadas'? - 22/10/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 6] Missão Lunar Proposta Pela ASB a AEB - 19/11/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 7] E o Edital do VLPP? - 10/12/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 8] Saiu o Resultado do Edital do VLPP - 13/12/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 9] Adiado Pela 4ª Vez o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - Tá Cheirando a Alho - 28/12/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 10] Adiado Pela 5ª Vez o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - Na Verdade Tá Cheirando a Ovo Podre - 04/02/2023
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 11] FINEP Surpreende Divulgando o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - 10/02/2023
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 12] Edital do VLPP, Foguete HANBIT-TLV e VAYA Space - 07/03/2023
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 13] FINEP Visita Empresas  do Consórcio Vencedor do Edital do VLPP - 22/03/2023
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 14] Missões Lunares Garatéa-L e SelenITA, NanoMirax e Outros Assuntos - 16/05/2023

Comentários