AEB, POLSA e a NASA, Organizam na Polônia, Workshop Internacional dos Acordos Artemis

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (22/06) no site da ‘Agência Espacial Brasileira (AEB)’, destacando que a Agência coorganizou com a Agência Espacial Polonesa (POLSA) e a NASA o Workshop Internacional dos Acordos Artemis, evento este ocorrido entre os dias 19 a 21 de junho, na cidade polonesa de Gdansk.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Brasil Coorganiza Workshop Internacional dos Acordos Artemis
 
Evento discutiu abordagens para o envolvimento de novos e emergentes atores espaciais
 
Publicado em 22/06/2023 - 11h35
Atualizado em 22/06/2023 - 14h01
Fonte: Website da Agencia Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br
 

Entre os dias 19 a 21 de junho, ocorreu o Workshop Artemis Accords, na cidade polonesa de Gdansk. O evento foi coorganizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agência Espacial Polonesa (POLSA) e a Agência Espacial estadunidense (NASA), reunindo especialistas de diversas organizações das nações signatárias dos Acordos Artemis.
 
Durante o Workshop, que foi dedicado à discussão de abordagens para o envolvimento de atores espaciais novos e emergentes nos princípios e na proposta de valor dos Acordos Artemis, foram abordados os desafios e as barreiras que inibem a participação plena dos diversos signatários na exploração pacífica do espaço, no arcabouço dos Acordos Artemis, juntamente com ações que possam ser adotadas pelos recém-chegados ao espaço para mitigar essas barreiras.
 
O coordenador de Satélites e Aplicações da AEB, Rodrigo Leonardi, copresidiu o evento, juntamente com a representante da POLSA, Aleksandra Bukala. Eles contribuíram ativamente para promover um diálogo produtivo entre os representantes do evento, provenientes da Arábia Saudita, Austrália, Bahrein, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos da América, França, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Ruanda, Singapura e Ucrânia.
 

Além de Leonardi, o Brasil também foi representado pelo servidor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Jean Batana. Ambos tiveram a oportunidade de apresentar a abordagem do país para a exploração espacial, no âmbito do Programa Nacional de Atividades Espaciais, e conhecer as demais abordagens e estratégias dos diversos signatários dos Acordos Artemis.
 
A participação brasileira no evento evidencia a importância do engajamento do Brasil com a comunidade internacional. Dessa forma, busca oportunidades de cooperação, de compartilhamento de conhecimento e de fortalecimento do intercâmbio científico.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial. 

Comentários