Rover Perseverance da NASA Coleta na Superfície do Planeta Marte Uma Amostra de Rocha Muito Desafiadora

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Veja abaixo uma notícia publicada ontem (26/06) no site ‘Canaltech’, destacando que o Rover Perseverance da NASA acabou de coletar na superfície do Planeta Marte uma amostra de rocha muito desafiadora. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Rover Perseverance Coleta Amostra de Rocha Desafiadora em Marte
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
26 de Junho de 2023 às 12h30
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech/ASU

O rover Perseverance acaba de coletar uma nova amostra rochosa em Marte. Desta vez, o material foi obtido em Otis Peak, um conglomerado de rochas na cratera Jezero, mas a tarefa não foi fácil. Para conseguir as mostras, foram necessárias três tentativas.
 
Na primeira, o rover conseguiu uma amostra pequena demais; na segunda, o procedimento não deu certo. Já na terceira, o material finalmente foi obtido. "Não há nada mais satisfatório do que coletar amostras de Marte, especialmente depois das minhas duas últimas tentativas em uma rocha que não colaborava", escreveram os oficiais da NASA, em um tuíte.
 
As fotos nos ajudam a entender o porquê de os cientistas terem tanto interesse em conseguir uma amostra dali, mesmo com as dificuldades. “Ao olhar com atenção esta imagem da amostra [tirada] pelo [instrumento] CacheCam, você vê algumas cores distintas, que representam diferentes clastos presentes”, explicou Eleanor Moreland, da Universidade Rice.
 
Os clastos são pedacinhos de rochas. Como Otis Peak é um conglomerado rochoso, ele tem estrutura formada por vários clastos diferentes, que foram unidos ao longo do tempo. Estes fragmentos provavelmente vieram de algum lugar distante e foram transportados até chegar à cratera.
 
Assim, ao estudar os clastos e as estruturas que os unem, os cientistas podem estudar as possíveis origens dos materiais, a distância que percorreram e como era o ambiente em Marte quando se formaram. As características são de grande interesse científico, e também ajudam a explicar por quê a coleta das amostras foi tão difícil. “Os clastos pareciam estar frouxamente unidos por uma matriz de sedimentos finos e cimento mineral”, acrescentou ela.
 
Então, quando o rover Perseverance tentou coletar as amostras, a matriz provavelmente se rompeu e fez com que a rocha desabasse, impedindo a coleta. “Mesmo assim, devido ao mérito científico de se obter uma amostra do conglomerado, a equipe priorizou tentar de novo… e de novo”, finalizou. Ainda bem que, no fim, tudo deu certo!

Comentários