Estudo Realizado Com a Sonda Solar Parker da NASA, Indica Que a 'Chuva de Meteoros Gemínidas' Tem Origem Violenta

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Veja abaixo uma notícia publicada ontem (15/06) no site ‘Canaltech’, destacando que a Sonda Solar Paker da NASA indica que a conhecida ‘Chuva de Meteoros Gemínidas’ tem origem violenta. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Sonda da NASA Indica Que Chuva de Meteoros Tem Origem Violenta
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
15 de Junho de 2023 às 13h26
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte:NASA/JPL

A chuva de meteoros Gemínidas parece ter sido formada por algum evento violento. A descoberta vem de dados da sonda Parker Solar, da NASA, cuja órbita permite estudar partículas deixadas por cometas e asteroides.
 
Já sabemos que esta chuva de meteoros é causada por partículas do asteroide 3200 Faetonte. Ele é um tipo de asteroide que não é afetado pela luz do Sol como acontece com os cometas, mas mesmo assim, deixa uma trilha de detritos para trás. Quando a Terra atravessa estes fragmentos, ocorre a chuva.
 
“O que é realmente estranho é que sabemos que o Faetonte é um asteroide, mas conforme ele voa pelo Sol, parece ter algum tipo de atividade conduzida pela temperatura”, observou Jamey Szalay, coautor do novo estudo.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/IPAC)
Representação do asteroide 3200 Faetonte.
 
Assim, para entender a estrutura e comportamento da nuvem de detritos do asteroide, os autores decidiram trabalhar com dados da Parker Solar. Ela não foi escolhida por acaso: a nave tem uma órbita que a leva para poucos milhões de quilômetros do Sol, proporcionando uma visão privilegiada dos fenômenos solares e até de de grãos deixados por cometas e asteroides.
 
Com os dados dos instrumentos da Parker Solar, eles modelaram três possíveis cenários de formação dos fragmentos da chuva. Ao comparar os modelos àqueles já existentes, produzidos com base em observações em solo, descobriram que os mais violentos correspondiam aos dados da nave.
 
Portanto, é provável que algum evento repentino e intenso — como uma colisão com algum objeto, uma explosão gasosa, entre outras possibilidades — criou os fragmentos responsáveis pela chuva de meteoros Geminídeas.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Planetary Science Journal.

Comentários