AEB Participa em Londres de 'Workshop Sobre Hardware e Operações Para Missões Humanas na Lua e em Marte'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (26/06) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que o Coordenador de Satélites e Aplicações da Agência, o Sr. Rodrigo Leonardi, esteve em Londres (ING), de 22 a 23 deste mês, representando a AEB no Workshop Sobre Hardware e Operações Para Missões Humanas na Lua e em Marte”. Saibam mais sobre essa notícia pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB Participa de Workshop Sobre Hardware e Operações Para Missões Humanas na Lua e em Marte
 
O evento ocorreu em Londres, nos dias 22 e 23 de junho
 
Publicado em 26/06/2023 - 10h03
Atualizado em 26/06/2023 - 10h07
 

Durante os dias 22 e 23 de junho, ocorreu o workshop “NASA’s Moon to Mars Architeture”, em Londres, Reino Unido. O evento foi organizado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA), sediado pela Agência Espacial do Reino Unido (UK Space Agency), e contou com a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
A arquitetura da Lua para Marte da NASA descreve o hardware, as operações e os sistemas espaciais necessários para missões humanas à Lua e a Marte. Além disso, busca definir os elementos (veículos lançadores, estações espaciais, espaçonaves, rovers, trajes espaciais, sistemas de comunicação e navegação, entre outros) que serão desenvolvidos e disponibilizados às futuras missões para exploração científica lideradas por humanos em espaço profundo.
 
Nessa oportunidade, a mencionada arquitetura foi apresentada pela Agência Norte-Americana a especialistas de diversas agências espaciais, com o intuito de revisar, refinar e fortalecer os detalhes da documentação dessa arquitetura.
 
Também foram abordados tópicos específicos que influenciam a arquitetura, tais como a escolha de sites para pouso no Polo Sul da Lua, o desenvolvimento da estação Gateway, as características de órbitas ao redor da Lua e a logística e os desafios para transporte para Marte.
 
O coordenador de Satélites e Aplicações, Rodrigo Leonardi, que representou a AEB no evento, enfatiza que “os elementos discutidos nesse workshop são de grande importância para que a AEB possa propor abordagens realistas de engajamento do Brasil na exploração da Lua”.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários