O 'Experimento MOXIE' do Rover Perseverance da NASA, Quebra Recorde de Produção de Oxigênio no Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Veja abaixo uma notícia publicada ontem (28/06) no site ‘Canaltech’, destacando que o Experimento MOXIE (Mars Oxygen In Situ Resource Utilization Experiment) a bordo do Rover Perseverance da NASA, quebrou um novo recorde de produção de oxigênio, produzindo Duas Vezes mais Oxigênio em Marte. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Rover Perseverance Produz Duas Vezes Mais Oxigênio em Marte
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
28 de Junho de 2023 às 13h40
Fonte: Space.com
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech/MSSS

O rover Perseverance quebrou um novo recorde de produção de oxigênio em Marte. A nova marca foi alcançada com o experimento MOXIE, que usa o dióxido de carbono da atmosfera para produzir o gás.
 
O MOXIE (sigla de Mars Oxygen In Situ Resource Utilization Experiment) é um experimento com tamanho parecido com o de uma torradeira. Mesmo sendo tão pequeno, ele é poderoso o suficiente para separar o átomo de oxigênio em cada molécula de carbono.
 
Ele já mostrou que é capaz de produzir oxigênio suficiente para um astronauta respirar por quase 100 minutos. Agora, os cientistas do MOXIE decidiram ir além, e testaram os limites do dispositivo no início do mês. Para isso, eles o usaram no nível máximo de produção.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)
O experimento MOXIE é pequeno, mas consegue produzir oxigênio.
 
Desta vez, ele ficou ativo por 58 minutos durante uma noite em Marte. “Este foi o uso de maior risco que já corremos”, observou Michael Hecht, investigador principal do MOXIE. Mesmo assim, os esforços valeram a pena: o dispositivo deveria produzir 6 g de oxigênio a cada hora, mas conseguiu dobrar a taxa.
 
Para ele, os resultados do experimento são um bom incentivo para próximos passos, como o desenvolvimento de um sistema em escala completa na Terra. Este equipamento seria capaz de liberar oxigênio automaticamente, gerando até 30 toneladas do gás para missões tripuladas em Marte.

Comentários