Foguete da Empresa Chinesa 'Space Pioneer' Que Seria Semelhante ao 'Foguete Falcon 9' da SpaceX, Poderá Ser Lançado em Maio de 2024

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Veja abaixo a notícia publicada ontem (29/06) no site ‘Canaltech’, destacando que a empresa chinesa Space Pioneer está trabalhando no projeto de um foguete chamado Tianlong-3, que segundo esta empresa será um lançador que seria como um irmão do Foguete Falcon 9 da SpaceX, e também que a empresa planeja lançá-lo pela primeira vez em um teste de voo que está programado para maio de 2024. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Foguete Chinês "Irmão" do Falcon 9 Pode Ser Lançado em 2024
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
29 de Junho de 2023 às 12h14
Fonte: SpaceNews
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Space Pioneer

A chinesa Space Pioneer está trabalhando no foguete Tianlong-3, um lançador que seria como um irmão do Falcon 9, veículo da SpaceX. Segundo Liu Xinglong, projetista-chefe do Tianlong-3, a empresa planeja lançá-lo pela primeira vez em um teste, programado para maio de 2024.
 
O foguete Tianlong-3 é formado por dois estágios, sendo que o primeiro é reutilizável. A empresa afirma que, quando estiver em operação, ele vai poder levar 17 toneladas de cargas úteis para a órbita baixa da Terra. Para comparação, o Falcon 9 pode levar até 22,8 toneladas de cargas úteis à órbita baixa.
 
Ele vai ter diâmetro de 3,8 metros, e vai ser capaz de produzir 770 toneladas de empuxo durante o lançamento. O primeiro estágio vai ser descartado no lançamento inaugural, mas a ideia é que, no futuro, o componente possa ser reutilizado até 10 vezes.
 
(Imagem: Reprodução/CNSA/Ourspace)
O futuro foguete pode ser uma alternativa lançamentos à órbita baixa, feitos hoje pelo Long March 5B.
 
Quando estiver em operação, o foguete deve proporcionar à China novas capacidades para os lançamentos espaciais — com a vantagem de ser mais versátil para levar cargas úteis à órbita baixa da Terra, algo feito atualmente pelos foguetes Long March 5B.
 
Além deste foguete, a Space Pioneer tem planos para desenvolver veículos lançadores ainda maiores, como uma resposta às oportunidades de lançamentos comerciais no país. Ainda, parte da megaconstelação de satélites Guowang pode ser lançada pela companhia.

Comentários