Telescópio Euclid da ESA Será Lançado ao Espaço em Julho Para a Estudar a Matéria Escura

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada dia (22/06) no site ‘Canaltech’, destacando que a Agência Espacial Europeia (ESA) irá lançar o seu 'Telescópio Euclid' em julho próximo para estudar a Matéria Escura. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
Home - Notícias - Ciência - Espaço
 
ESA Vai Lançar Telescópio Euclid em Julho Para Estudar Matéria Escura
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
22 de Junho de 2023 às 18h45
Via: Website Olhar Digital - https://canaltech.com.br
 
Fonte: C. Carreau/CXC/D. Coe/J. Merten/Heidelberg/Bologna

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta quarta (21) que o telescópio Euclid deve ser lançado no dia 1º de julho. O lançamento vai acontecer em Cabo Canaveral, na Flórida, com um foguete Falcon 9, da SpaceX. Quando iniciar suas operações, o telescópio vai estudar a energia e matéria escuras.
 
O plano original era lançar o Euclid no ano passado com um foguete Soyuz, da Rússia. Entretanto, devido à invasão russa na Ucrânia, a ESA encerrou sua parceria com a agência espacial do país e precisou de alternativas para levar seu telescópio ao espaço.
 
Com a mudança, a ESA passou a considerar um atraso de um ano no lançamento do telescópio. Agora, o grande dia se aproxima, e a expectativa é que, após o lançamento, o Euclid siga em uma viagem de um 1,5 milhão de quilômetros até o Ponto de Lagrange 2. Trata-se de uma região de estabilidade gravitacional, que é também o lar do telescópio James Webb.
 

 
Ali, o Euclid vai observar o universo para criar mapas tridimensionais de galáxias a até 10 bilhões de anos-luz, revelando a expansão do universo ao longo de bilhões de anos. Como a energia escura é considerada a força responsável pela expansão acelerada do universo, os dados podem ajudar os astrônomos a entender as características dela.
 
O Euclid vai contribuir também para a compreensão da distribuição da matéria escura e da matéria comum nas galáxias — a matéria escura tem este nome porque não pode ser observada diretamente. Para estudá-la, o telescópio vai observar o espaço para determinar como a matéria escura é distribuída, revelando ainda mudanças na estrutura da matéria no universo e identificando lentes gravitacionais.

Comentários