'Microrede de Energia Elétrica Inteligente' é Inaugurada no Centro Espacial de Alcântara (CEA)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada hoje (16/06) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que uma Microrede de Energia Elétrica Inteligente’  foi inaugurada no Espaçoporto de Alcântara. Saibam mais sobre essa notícia pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Microrrede de Energia Elétrica Inteligente é Inaugurada no Espaçoporto de Alcântara
 
A iniciativa conta com a participação da Equatorial Energia, AEB, ANEEL, UFMA e FAB
 
Publicado em 16/06/2023 - 13h51
Atualizado em 16/06/2023 - 14h07
 

Ocorreu, nesta sexta (16), a inauguração da Microrrede de Energia Elétrica Inteligente do Espaçoporto de Alcântara, localizado no Maranhão. O Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) surgiu de uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
 
Por se tratar de uma iniciativa de P&D com recursos do setor elétrico, foram contatados, para realizar o projeto, professores e especialistas do Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Eles realizaram estudos e pesquisas, a fim de ampliar o conhecimento sobre as necessidades do município de Alcântara relacionadas ao setor.
 
A Microrrede Inteligente é fruto de uma interlocução entre a AEB e a ANEEL, para estruturar um projeto que atendesse as demandas de energia elétrica do Espaçoporto de Alcântara, por meio da Lei n° 9.991/2000, que prevê investimentos em P&D, no âmbito do setor elétrico brasileiro.
 

Em novembro de 2019, uma equipe da ANEEL visitou as instalações da AEB para explanar os estudos iniciais sobre aumentar a eficiência, a resiliência e a qualidade de energia para cargas críticas do Espaçoporto, além de reduzir os custos de operação do centro. Em maio de 2022, foi emitido, pelo IBAMA, o licenciamento ambiental, uma vez que, para a instalação das 2.880 placas solares, foi necessária a utilização de uma área de 1,65 hectares (16.500m2).
 
“Essa iniciativa pioneira uniu entidades do setor espacial, do setor elétrico e da academia, proporcionando uma ação inovadora em região carente de infraestrutura. Graças à acolhida da Aeronáutica, via seu Estado-Maior (EMAER), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), viabilizou-se significativa melhoria na confiabilidade do suprimento de energia elétrica, via fonte alternativa de reduzido impacto ambiental”, afirma o presidente da AEB, Carlos Moura.
 
O projeto do Grupo Equatorial Energia, empresa responsável pela construção, pesquisa e desenvolvimento da microrrede nas dependências internas do Espaçoporto, engloba o fornecimento do BESS (Battery Energy Storage System), em parceria com a fabricante de equipamentos elétricos WEG Automação.
 

A disseminação do uso da energia solar com sistemas de armazenamento busca garantir segurança, qualidade e resiliência no fornecimento de energia durante os lançamentos de foguetes. Além disso, também contribui para a redução de impactos ambientais, visto que o consumo total de energia elétrica será reduzido e o consumo de diesel será eliminado com o uso dos sistemas de armazenamento.
 
O sistema de armazenamento contará com baterias de tecnologia de íons-lítio com potência instalada de 1MW e 1MWh de capacidade de energia armazenada. Esse fornecerá uma fonte confiável de energia para as operações do CLA, durante momentos de elevada criticidade.
 
Com informações do Grupo Equatorial Energia
 
👉Veja notícia correlata:
 
 
Sobre a Equatorial Energia 
 
A Equatorial Energia consolidou-se no cenário brasileiro, como uma holding de empresas de alto desempenho e grandes resultados, com forte atuação no setor elétrico nos segmentos de distribuição, transmissão, geração, comercialização, além da área de telecomunicações e de serviços. As empresas que fazem parte do grupo são: Equatorial Maranhão, Equatorial Pará, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, Geramar, Equatorial Transmissão, Intesa, Sol Energias, Equatorial Telecom e Equatorial Serviços.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários