NASA Pretende Usar 'Inteligência Artificial' Para a Comunicação Entre Astronautas e Naves Espaciais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Veja abaixo uma notícia interessante publicada ontem (26/06) no site ‘Canaltech’, destacando que a NASA quer usar inteligência artificial para astronautas e naves conversarem. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Quer Usar Inteligência Artificial Para Astronautas e Naves Conversarem
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
26 de Junho de 2023 às 15h15
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Reprodução/Lockheed Martin

Em um futuro não tão distante, interfaces com inteligência artificial (IA) podem ser usadas no espaço, permitindo interações entre astronautas e os veículos espaciais. Larissa Suzuki, pesquisadora visitante na NASA, contou que a agência espacial planeja usar uma versão inicial de uma interface com IA na futura estação espacial Lunar Gateway, cuja construção deve começar com a missão Artemis 4.
 
No momento, os engenheiros da NASA estão trabalhando em uma interface própria, parecida com o chatbot ChatGPT. Quando estiver finalizada, ela pode permitir que astronautas conversem com suas naves, ou que os controladores das missões falem com robôs e suas IAs, explorando planetas distantes.
 
Durante um evento, a pesquisadora descreveu o funcionamento de uma rede de comunicação interplanetária com inteligência artificial, que pode ser usada para identificar e solucionar falhas e outros problemas enquanto acontecem. SSuzuki ressaltou que não é possível enviar engenheiros para investigar o porquê de uma nave espacial não estar se comunicando, ou quando um software apresenta problemas — é aqui que entra a IA.
 
“Ela [a IA] alerta os operadores da missão de que há uma probabilidade de que os pacotes de transmissões do veículo espacial X sejam perdidos, ou que não sejam entregues”, sugeriu. Como o futuro sistema vai ter uma linguagem natural, os astronautas e equipes de controle da missão podem simplesmente falar com ele, sem a necessidade de se debruçar sobre manuais técnicos para procurar as informações necessárias.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
A versão inicial da interface com IA pode ser usada na estação Gateway, na órbita lunar.
 
“A ideia é chegar ao ponto em que tenhamos interações conversacionais com veículos espaciais e que eles também nos respondam com alertas, descobertas interessantes que vejam no Sistema Solar e além”, acrescentou ela. No momento, Suzuki está pesquisando formas de implantar recursos de machine learning no espaço.
 
Para isso, ela destaca que o aprendizado federado (uma técnica de machine learning) pode permitir que frotas de rovers robóticos em planetas compartilhem informações. Portanto, eles podem continuar aprendendo, sem a necessidade de enviar grandes quantidades de dados à Terra. “As naves podem executar atualizações colaborativas com base no que já foi visto por outras delas”, explicou. “É uma técnica para fazer o aprendizado distribuído para aprender de forma colaborativa, sem trazer todos aqueles dados para o solo”.

Comentários