Projeto Desenvolvido Por Equipe da AEB Capacita Estudantes e Professores de São José dos Campos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (20/06) no site da ‘Agência Espacial Brasileira (AEB)’, destacando que uma iniciativa da equipe de Desenvolvimento de Competências da Agência, denominada de “Projeto Estação Conhecimento” está capacitando estudantes e professores de escolas da região de São José dos Campos-SP. Saibam mais sobre essa história pela nota a baixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
“Projeto Estação Conhecimento” Capacita Estudantes e Professores de São José dos Campos
 
AEB promove oficinas práticas em parceria com o ITA para despertar o interesse pela Ciência Espacial
 
Publicado em 20/06/2023 - 14h41
Atualizado em 20/06/2023 - 15h07
Fonte: Website da Agencia Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br
 

No dia 14 de junho, a equipe de Desenvolvimento de Competências da Agência Espacial Brasileira (AEB) visitou a Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida, em São José dos Campos/SP, para implementar o Projeto Estação Conhecimento: Experimentos Práticos sobre o Espaço em STEAM. Essa iniciativa, que contempla 10 escolas, tem como objetivo capacitar professores e estudantes da região por meio de oficinas STEAM, com foco especial na temática espacial.
 
Alunas da escola tiveram a oportunidade de liderar a Oficina de Arduino para seus colegas. Nessa atividade, além de explicar as funções e as aplicações do Arduino, elas destacaram sua relevância no contexto espacial. Demonstraram, de forma prática, como construir um espectrômetro utilizando o Arduino, explorando a detecção de luz em diferentes comprimentos de onda.
 
Nas próximas aulas, os alunos terão a chance de montar seu próprio espectrômetro com as placas de Arduino. Geovanna Maciel, estudante do 1º ano do ensino médio, compartilhou sobre a satisfação de ensinar, especialmente para as crianças mais jovens. “Foi uma experiência nova, que me permitiu aprender os conceitos de maneira mais prática, além de reorganizar minha rotina para ensinar e colaborar com meus colegas”, conta.
 
A também aluna do 1º ano, Esther Maria Siqueira, destacou que, durante seu aprendizado no ITA, organizaram quais oficinas seriam aplicadas para cada turma, alinhando-as com os itinerários e conteúdos de Física e Matemática de cada ano.
 
Além da Oficina de Arduino, os estudantes participaram de outras atividades, como Fibra Óptica, Geoplano, Células Solares e Circuito Elétrico. Ainda terão a oportunidade de participar do minicurso de Programação de Jogos em Python.
 

Beatriz Barros, aluna do 8º ano do ensino fundamental, ressaltou que participar do projeto foi algo inimaginável, já que teve a oportunidade de lecionar para estudantes desde o 5º ano até a 3ª série do ensino médio. “Essa experiência possibilitou que eu desenvolvesse habilidades essenciais para me tornar uma professora, algo crucial diante da carência de professores no Brasil”, explicou.
 
A professora de Matemática e coordenadora do projeto na escola, Claudia Neves, expressou sua satisfação em participar do projeto devido à motivação dos alunos, especialmente das meninas envolvidas. “Elas demonstraram grande engajamento nos estudos, buscando ampliar seus conhecimentos e servindo como fonte de inspiração para os demais estudantes”, afirmou. A Escola Ayr Picanço abrange estudantes desde o 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, e as oficinas foram conduzidas em todas as turmas, atendendo, aproximadamente, 1.400 alunos.
 
Para a coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da AEB, Aline Veloso, a parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é um meio de aproximar o Programa Espacial Brasileiro das escolas de São José dos Campos, inspirando novos talentos no campo espacial, futuros cientistas e professores. “Participar da oficina na Escola Ayr Picanço permitiu observar a motivação e o interesse dos estudantes em aprender e ensinar, inspirando uns aos outros. As oficinas foram planejadas de forma lúdica, incentivando os estudantes a buscar o conhecimento científico de maneira criativa”, disse.
 
Além da equipe da AEB, acompanharam a Oficina de Arduino a professora do ITA, Dra. Leila Ribeiro, a diretora de Ensino do Estado de São Paulo, professora Maria Beatriz Salles de Oliveira, e o diretor substituto de Ensino do Estado de São Paulo, professor Marcos Albertim. As presenças reforçaram a importância e o impacto positivo do projeto, promovendo a troca de experiências e o estímulo ao engajamento dos alunos.
 
O Projeto Estação Conhecimento tem se mostrado uma iniciativa de sucesso ao capacitar estudantes e professores, despertando o interesse pela Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, especialmente no contexto espacial. Através dessas oficinas práticas, os alunos são incentivados a explorar e desenvolver habilidades essenciais para suas futuras carreiras, ao mesmo tempo em que se tornam inspiração para seus colegas.
 
A parceria entre a AEB, o ITA e as escolas públicas de São José dos Campos promove um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante. Dessa forma, impulsiona o potencial dos estudantes e contribui para o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no Brasil.
 

Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários