O 'Observatório Lionel José Andriatto' da Unesp, Tira Fotos da Lua Coloridas e Muito Detalhadas

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Veja abaixo uma notícia publicada ontem (28/06) no site ‘Canaltech’, destacando que uma equipe do ‘Observatório Didático de Astronomia Lionel José Andriatto’, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tirou fotos impressionantes da Lua. Entenda melhor essa história pela notícia a baixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Observatório da Unesp Tira Fotos da Lua Detalhadas e Coloridas
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
28 de Junho de 2023 às 12h27
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Guilherme Bellini (Observatório de Astronomia da Unesp)

A equipe do Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto", da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tirou fotos impressionantes da Lua e as cedeu ao Canaltech. Os registros foram capturados por Guilherme Bellini, monitor-educador do Observatório, e mostram a superfície lunar do jeitinho que ela é, com suas várias cores.
 
Quem costuma observar a Lua já deve ter notado que ela pode ter cores bem variadas. Por exemplo: durante o dia, a vemos com cor branca, mas à noite, ela apresenta tons mais amarelados. Estas variações são causadas pela dispersão da luz na atmosfera da Terra.
 
Nas novas fotos, nosso satélite natural aparece com cores ainda mais complexas. As imagens não sofreram alterações, e mostram a superfície lunar com grande riqueza de detalhes.
 
(Imagem: Reprodução/Guilherme Bellini (Observatório de Astronomia da Unesp)
As cores na Lua indicam diferentes composições químicas.
 
Na imagem acima, a superfície da Lua não tem apenas a típica cor cinzenta, mas aparece também com tons avermelhados, alaranjados e azulados. Eles passariam despercebidos a olho nu, mas podem ser registrados com câmeras fotográficas.
 
Estas cores revelam um pouco da composição química lunar. “Os tons azuis correspondem às áreas ricas em óxido de titânio, enquanto as regiões alaranjadas ou púrpura indicam rochas relativamente pobres em titânio e ferro”, explicou a equipe do Observatório.
 
(Imagem: Guilherme Bellini (Observatório de Astronomia da Unesp)
Lua em foto feita com telescópio e câmera especial.
 
Para fazer as fotos, Guilherme trabalhou com um telescópio e uma câmera com recursos para fotografias de objetos espaciais. "Aproveitei o céu limpo para registrar alguns dos corpos mais lindos que podemos observar pelo telescópio. Um deles, foi a nossa Lua”, contou ele.
 
O resultado foi a coleta de cerca de 30 Gb de dados, que representam mais de 60 painéis de cada parte da Lua. Ao todo, ele fez aproximadamente 25 mil fotos do nosso satélite natural.

Comentários