China Está Testando Sistema Para Evitar Que Seus Foguetes Caiam Sem Controle

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada uma notícia ontem (13/06) no site “Canaltech” destacando que a China está testando sistema para evitar que seus foguetes caiam sem controle. Saibam mais sobre essa história matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Notícias - Ciência - Espaço
 
China Testa Sistema Para Evitar Que Seus Foguetes Caiam Sem Controle
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
13 de Junho de 2023 às 12h40
Fonte: CGTN
Via: Site Olha Digital – https://canaltech.com.br
 
Fonte: CNSA/Ourspace

A China está trabalhando em um recurso para evitar que seus foguetes façam reentradas descontroladas — ou, em outras palavras, que caiam. A Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALT) criou um sistema de paraquedas, que promete ser usado para direcionar os propulsores dos foguetes a locais de pouso.
 
O dispositivo é formado por um subsistema elétrico, otimizado para reduzir o volume e peso geral. Ele foi projetado para abrir o paraquedas automaticamente à determinada altitude, direcionando o propulsor do foguete até a área de pouso escolhida.
 
Segundo a CALT, o sistema foi testado na sexta (9), quando um foguete Long March-3B (CZ-3B) lançou um satélite de navegação ao espaço. Os dados dos testes e dos detritos deixados pela reentrada mostraram que o sistema ajudou a diminuir em 80% o alcance da área de pouso do booster.
 
(Imagem: Reprodução/CASC)
A maioria dos locais de lançamento da China fica no interior do país, dificultando a previsão de onde os propulsores dos foguetes vão cair.
 
Os resultados sugerem que o novo recurso tem potencial, principalmente para abrir o caminho para o desenvolvimento de outras tecnologias de controle de pouso. Ao ser integrado à família dos foguetes CZ-3 e CZ-5, as equipes das missões da China devem ter maior controle sobre os locais de pouso dos estágios.
 
O sistema foi desenvolvido após vários foguetes da China realizarem reentradas sem controle, rendendo críticas internacionais. Algo do tipo aconteceu no ano passado, com o estágio de um foguete Long March 5B.
 
Ele foi usado no lançamento do último módulo da estação espacial Tiangong. Sem sinal de que o booster faria uma reentrada segura, autoridades decidiram fechar o espaço aéreo em partes da Espanha e França.

Comentários