Embaixadora da Suécia Esteve no MCTI Discutindo o Fortalecimento da Cooperação Científica Com o Brasil

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois é leitor, segue agora uma notícia postada ontem (19/06) no site oficial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que a embaixadora da Suécia, a Sra. Karin Wallensten, esteve reunida com a Ministra Luciana Santos para fortalecer as relações bilaterais com o Brasil e para reforçar a importância da cooperação científica entre os dois países.
 
Pois então, no que diz respeito ao setor espacial, não sei de nenhum projeto que esteja sendo conduzido entre instituições dos dois países, pelo menos não diretamente, já que indiretamente a Swedish Space Corporation (SSC) usa foguetes e motores-foguetes brasileiros em missões europeias via a parceria do IAE com o DLR Moraba.
 
Não tenho a menor dúvida da boa intenção da embaixadora sueca em prospectar novos acordos e possibilidades nas diversas áreas da ciência e da tecnologia com o Brasil, mas diante do que estamos observando, dificilmente isto acontecerá, com exceção talvez em projetos pontuais que seja do interesse deste Governo Lula.
 
Vale aqui agradecer mais uma vez ao nosso amigo e membro do BS, Eugênio Preza, editor da revista digital EP.SPACE-BR, pelo envio desta notícia.
 
Brasil e Suécia Discutem Fortalecimento da Cooperação Científica
 
Ministra Luciana Santos recebeu a embaixadora da Suécia, Karin Wallensten, nesta segunda-feira (19), em Brasília
 
Publicado em 19/06/2023 - 16h16
Fonte: Site do MCTI
 
Foto: Rodrigo Cabral

Durante reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a embaixadora da Suécia, Karin Wallensten, reforçou a importância da cooperação científica e afirmou que o país está à disposição para fortalecer as relações bilaterais com o Brasil. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (19), em Brasília, e contou com a presença do conselheiro de Inovação e Pesquisa, Jacob Paulsen, e da assessora de Inovação e Pesquisa, Ana Carolina Bussacos.
 
Segundo a embaixadora, a cooperação entre os dois países em ciência, tecnologia e inovação é estratégica e começou em 2009. “Estamos alinhados em projetos nas áreas da saúde, biodiversidade, aeroespacial, mineração sustentável e cidades sustentáveis. Queremos fortalecer e ampliar esses projetos”, disse Karin.
 
A ministra Luciana Santos lembrou da parceria com a Embraer para a produção do Caça F-39 Gripen pela empresa sueca SAAB. “O programa Gripen amplia a parceria entre os dois países e ajuda no projeto de reindustrialização do Brasil. Também é um importante aliado na inovação e tecnologia do país.”
 
Outro ponto enfatizado pela ministra Luciana Santos foi o programa Ciência Aberta. “O país possui muitas iniciativas de sucesso como os repositórios abertos e a leis de acesso de dados públicos consolidadas”, explicou. “O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia também pode contribuir com esse material”, completou a ministra.

Comentários