Conheça um Pouco Melhor o Projeto do Primeiro 'Telescópio Espacial Brasileiro', o 'Galileo Solar Space Telescope (GSST)' do INPE

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota postada dia (07/06), no site oficial do ‘Instituto Nacional de Pesquisas Informações (INPE)’, no âmbito desta interessante Série de notas recentes sobre projetos em curso neste instituto, que vem sendo publicados pelo Serviço de Comunicação Social (SECOM) do INPE. Desta vez o projeto apresentado foi o do Galileo Solar Space Telescope (GSST), já abordado diversas vezes aqui no BS. Entendam melhor essa história pela nota abaixo e vamos acompanhar este projeto com interesse.
 
Pois então, vale lembrar que este que vos fala e o Prof. Rui Botelho deram as suas opiniões sobre o Projeto GSST, durante a realização da coluna ‘Espaço Semanal’ do dia 23 de março passado, e nossos entusiastas que ainda não viram podem acompanhar pelo link abaixo.


Brazilian Space
 
Assuntos - Últimas Notícias
 
SECOM Apresenta: Projeto Galileo Solar Space Telescope (GSST) 
 
Publicado em 07/06/2023 - 08h54
Via: Site do INPE - https://www.gov.br
 

Neste episódio do SECOM Apresenta o INPE, o servidor Luís Eduardo Antunes Vieira, pesquisador da Divisão de Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia (DIHPA), deste Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, nos apresenta o projeto Galileo Solar Space Telescope (GSST).
 
Em 2013 o Grupo de Trabalho do Projeto Galileo Solar Space Telescope (GSST), propôs o desenvolvimento de instrumentos para medir o campo magnético do Sol, e atualmente executa duas tarefas em paralelo: Desenvolvimento de instrumentação em laboratório e Realização dos estudos para missão espacial.
 
O Dr. Luís Eduardo é responsável pelo telescópio espacial GSST, destinado a observações em alta resolução espacial e temporal do Sol. O pesquisador explica que o objetivo principal desse projeto é medir o campo magnético do Sol, afim de monitorar toda atividade solar que afeta o planeta Terra, além de monitorar também o clima espacial e terrestre. Duas áreas de estudo de extrema importância, tanto para o instituto quanto para o Brasil.
 
Em relação ao clima, o pesquisador esclarece que, é essencial considerar que toda a radiação proveniente do Sol desempenha um papel fundamental na organização da nossa atmosfera e dos oceanos, sendo responsável por gerar e sustentar a vida em nosso planeta. Ao mesmo tempo, a atividade solar exerce um controle na quantidade de energia que alcança o topo da atmosfera terrestre, ao longo de escalas de tempo que variam desde meses até milênios, e influencia as condições climáticas tanto em âmbito global quanto regional.
 
Dessa forma, compreender os efeitos naturais e os efeitos relacionados à atividade humana nas alterações globais e regionais do clima torna-se crucial. Para tal distinção, é de suma importância compreender dois aspectos cruciais: a variação do campo magnético solar e a flutuação da quantidade total de radiação que atinge nossa atmosfera. Esses fatores desempenham um papel fundamental na compreensão da influência solar no clima da Terra, permitindo uma análise mais precisa e abrangente das mudanças climáticas em diferentes escalas de tempo.
 
A missão GSST desempenha um papel fundamental na área de pesquisa em Clima Espacial do INPE. Por meio da observação e análise do campo magnético solar e da radiação que atinge nossa atmosfera, o GSST fornece informações cruciais para compreender a influência solar no ambiente próximo ao nosso planeta. Esses dados são essenciais para o monitoramento e previsão do Geoespaço, contribuindo para a proteção de infraestruturas críticas, como sistemas de comunicação, sensoriamento remoto e redes elétricas. Desta forma, a missão GSST fortalece o programa de clima espacial do INPE e contribui para o esforço internacional para mitigar efeitos adversos da variabilidade solar.
 
Liderado pelo INPE, o projeto Galileo Solar Space Telescope, tem grande impacto na comunidade científica, já que são poucos os países que possuem um projeto de observações a partir do espaço. É importante enfatizar que observações em alguns comprimentos de onda são possíveis somente utilizando plataformas espaciais. Assim, o GSST realizará observações complementares as de outras missões espaciais contribuindo significativamente a compreensão de como a nossa estrela vizinha, o Sol, funciona.
 
O Galileo Solar Space Telescope é um projeto institucional que envolve a participação e colaboração de diversas áreas do INPE, como Administração, Engenharia, Mecânica, Setor de Compras e Programas de Pós-Graduação. Essa colaboração multifacetada permite que o GSST se destaque como um dos projetos do INPE capaz de unir e agregar valor a todo o Instituto.
 
Sobre Luís Eduardo Antunes Vieira 
 
Pesquisador do INPE desde 2013. Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Geofísica Espacial pelo INPE. Teve a oportunidade de realizar pós-doutorado pelo INPE e pelo Max-Planck-Institut für Sonnensystemforschung (Alemanha). Atuou como pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (França) de 2009 à Agosto/2012.

Comentários