AEB e CNES da França Assinam 'Carta de Intenções' Para Lançamento Regulares de Balões Estratosféricos de Tocantins

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada hoje (22/06) no site da ‘Agência Espacial Brasileira (AEB)’, destacando que a Agência e o Centre National d'Études Spatiales (CNES), da França, assinaram uma Carta de Intenções, que formaliza o compromisso conjunto de desenvolverem e operarem um local de lançamento de balões estratosféricos em Palmas, Tocantins. Saibam mais sobre essa notícia pela nota a baixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
AEB e CNES Assinam Carta de Intenções Para Lançamento de Balões Estratosféricos
 
Parceria visa a estabelecer lançamentos regulares a partir do estado de Tocantis
 
Publicado em 22/06/2023 - 10h32
Fonte: Website da Agencia Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br
 

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centre National d'Études Spatiales (CNES) assinaram uma Carta de Intenções, que formaliza o compromisso conjunto de desenvolverem e operarem um local de lançamento de balões estratosféricos em Palmas, Tocantins. A iniciativa vai além do lançamento de balões e representa um compartilhamento de aspirações e visões para o futuro da exploração espacial.
 
A colaboração entre as agências inclui a implementação da base e o desenvolvimento de instrumentos científicos para uso em balões estratosféricos. O objetivo é proporcionar oportunidades de voos com balões para experimentos brasileiros, além de promover novas cooperações científicas entre a comunidade brasileira e europeia.
 
“Este acordo mostra o poder da cooperação internacional diante dos desafios cósmicos. Ele ressalta nosso compromisso compartilhado com o progresso científico e incorpora nossa visão de um futuro espacial mais brilhante” afirmou o diretor de Planejamento, Orçamento e Administração, Aluísio Camargo.
 
As equipes brasileiras e francesas já estão ativamente trabalhando na implementação da base. Depois do primeiro teste, a intenção é estabelecer campanhas regulares e proporcionar novas oportunidades de exploração e de descobertas científicas. Através dessa união de esforços, o Brasil se posiciona cada vez mais como um país com potencial para contribuir significativamente para a pesquisa espacial.
 
Essa iniciativa conjunta entre o Brasil e a França demonstra o nosso potencial de colaboração internacional e a busca pelo avanço científico. Com a análise e a seleção do local Agrotins, a implementação da base e a realização de campanhas regulares, espera-se impulsionar a pesquisa, compartilhar descobertas e fortalecer os laços entre as comunidades científicas dos dois países.
 
A parceria entre a AEB e o CNES representa um passo importante em direção ao progresso na exploração espacial e no desenvolvimento de tecnologias que possam expandir ainda mais o nosso conhecimento.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários