Nova Reunião Realizada na AEB Atualizou e Formalizou Novas Propostas Para Missões Espaciais no Âmbito do ProSAME.

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada ontem (19/06) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que nova Reunião do ProSAME foi realizada dia 13/06 (terça-feira) para formalizar e atualizar novas propostas de missões espaciais nas suas diferentes Carteiras. Saibam mais sobre essa notícia pela nota abaixo.
 
Pois então, tudo muito bom, mas de onde vêm os recursos financeiros para tantas missões de uma agenda que só faz aumentar a cada reunião? Sabem entusiastas do BS, a trajetória do nosso ‘Patinho Feio’ é cheia de promessas não cumpridas dando até para escrever um livro bem gordinho desses projetos espaciais que jamais saíram do papel e daqueles que foram iniciados e posteriormente abandonados por esses irresponsáveis que não tem o mínimo respeito e responsabilidade com os recursos públicos.
 
E agora entre os projetos novos apresentados, surge até uma tal de Plataforma para Realização de Experimentos em Microgravidade (µG-SAT)’ que eu nunca ouvi falar, e que espero não seja similar a PSM da empresa brasileira Orbital Engenharia, pois se assim for, pode não ser um bom sinal.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Reunião do ProSAME Atualiza Situações de Propostas Espaciais
 
Propostas que estavam na Carteira de Admissão passaram para a Carteira de Qualificação
 
Publicado em 19/06/2023 - 10h18
Atualizado em 19/06/2023 - 10h57
 

Na terça-feira (13), aconteceu a 2ª Reunião Deliberativa Ordinária do Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME). No encontro, foram formalizadas novas propostas de missões espaciais nas suas diferentes Carteiras.
 
Constante no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE 2022-2031), que é o instrumento de planejamento das atividades espaciais brasileiras para a década, o ProSAME é a sistemática estabelecida para que a Agência Espacial Brasileira (AEB), em conformidade com as melhores práticas internacionais, analise e selecione as missões espaciais que adotará e executará no âmbito do PNAE 2022-2031.
 
Durante a reunião, as propostas CBERS 06, BiomeSat, NanoMIRAX 2 e Constelação Catarina – Frota A foram homologadas na Carteira de Admissão, que é o primeiro estágio para aceitação de uma missão espacial. Elas se juntaram às propostas Plataforma para realização de experimentos em microgravidade (µG-SAT) e EQUARS, que já haviam sido homologadas em reuniões anteriores.
 
Além disso, as propostas CBERS 06, BiomeSat, Constelação Catarina – Frota A e EQUARS foram selecionadas para o próximo estágio, a Carteira de Qualificação. Dessa forma, se uniram às propostas SelenITA, MapSAR, AQUAE/Satélite Amazônia 1B, ITASAT 2 e Garatéa-L que já haviam sido selecionadas para essa Carteira em reuniões anteriores.
 

Foram atualizadas as informações relacionadas à execução de missões espaciais em operação. A Reunião contou com a participação do convidado externo Leandro Hoffmann, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
Por fim, foi informado que durante a 3ª Comista Brasil-Argentina de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), o Coordenador de Satélites e Aplicações (CSA) da AEB, Rodrigo Leonardi,  apresentou, juntamente com o diretor executivo da Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), Raúl Kulichevsky, a proposta para a retomada da contrapartida brasileira no SABIA-Mar. A Comista teve a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina, Daniel Filmus. AEB e CONAE trabalharão em conjunto para submeter a proposta do SABIA-Mar brasileiro ao ProSAME.
 

Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários