Reuniões 'GIL' e RAI de 2023 São Realizadas no CLBI Com a Presença da AEB e de Outros Orgãos do PEB

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada ontem (06/06) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que, entre os dias 29 de maio e 2 de junho a nossa piada espacial esteve participando no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) da ‘1ª Reunião Geral do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL)’ de 2023, que ocorreu em conjunto com a ‘Reunião de Acompanhamento de Interfaces (RAI) VS-30/VSB-30’. Saibam mais sobre essa notícia pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB Participa da 1ª Reunião Geral do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL) de 2023
 
Evento visa a organizar ações necessárias para o cumprimento das atividades espaciais.
 
Publicado em 06/06/2023 - 14h08
 

A Agência Espacial Brasileira (AEB) marcou presença na 1ª Reunião Geral do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL) de 2023, que ocorreu em conjunto com a Reunião de Acompanhamento de Interfaces (RAI) VS-30/VSB-30. O evento teve lugar no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2023.
 
O principal objetivo do GIL é organizar ações necessárias para o cumprimento das atividades espaciais, por meio de novas diretrizes, participantes e metas. Esse ambiente proporciona a troca de informações atualizadas sobre os principais projetos em andamento na área espacial, permitindo um acompanhamento sistemático por parte dos principais atores do programa espacial. As reuniões são, preferencialmente, realizadas no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e no CLBI, uma vez que a maioria dos projetos espaciais em desenvolvimento no Brasil envolvem lançamentos nessas localidades.
 
Durante o encontro, foram abordados diversos temas, incluindo a Lei Geral do Espaço, a situação operacional do CLA e do CLBI, os regulamentos das atividades espaciais relacionados às atividades comerciais que atuam no CLA, a segurança operacional e o andamento dos projetos espaciais, como o VS-50/VLM-1 e as operações com o VSB-30. A AEB teve destaque ao apresentar os Regulamentos Espaciais Brasileiros, as perspectivas de investimento e o planejamento das atividades de chamamento para lançamentos espaciais, incluindo o Programa Microgravidade.
 

Fábio Rezende, coordenador de Veículos Lançadores, ressaltou sobre a importância de um acompanhamento contínuo e sistemático para o progresso dos projetos. “Essa medida reduz a possibilidade de ações divergentes, promove o alinhamento entre os executores e atua como uma medida mitigadora de riscos."
 
Além da participação da AEB, a reunião contou com a presença de representantes de diversos setores da Aeronáutica, como o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA), a Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários