Saibam Como Foi a Histórica '1ª Live' Realizada Direto de Marte Pela Agência Espacial Europeia

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Veja abaixo em matéria publicada ontem (02/06) no site ‘Canaltech’, como foi ontem a transmissão histórica da 1ª Live direto do planeta Marte, realizada que foi pela Agência Espacial Europeia (ESA). Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Como Foi a 1ª Live de Marte Feita Pela Agência Espacial Europeia?
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
02 de Junho de 2023 às 18h02
Fonte: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESA/YoutTube

A Agência Espacial Europeia (ESA) fez a primeira live de Marte nesta sexta (2). Em comemoração aos 20 anos do lançamento da sonda Mars Express, a ESA exibiu imagens do Planeta Vermelho "ao vivo", capturadas pela câmera da nave.
 
No início da live, as primeiras imagens mostravam Marte parcialmente. De pouco a pouco, o planeta ficou maior no enquadramento, mas logo voltou a diminuir de tamanho. Estas variações se devem ao movimento da Mars Express ao redor de Marte, conforme orbita o planeta.
 
“Se você estivesse sentado na Mars Express, é isso que veria”, disse Simon Wood, engenheiro de operações da nave. “Normalmente, não recebemos as imagens desta forma”, observou.
 
(Imagem: Reprodução/ESA/YouTube)
Marte durante a transmissão da Agência Espacial Europeia.
 
As fotos e outros dados obtidos pela sonda ficam armazenados nela e são transmitidos para a Terra algum tempo depois, quando ela consegue posição ideal para enviá-los. Como Marte está a 300 milhões de quilômetros da Terra, levou 18 minutos para as imagens da Mars Express viajarem até o centro de controle para serem exibidas na live.
 
Os registros foram feitos pela câmera Visual Monitoring Camera (VMC). Originalmente, esta câmera foi criada para acompanhar a separação do lander Beagle 2, e foi desativada após o procedimento; ela voltou às atividades somente em 2007.
 
A transmissão sofreu algumas interrupções por causa da chuva que caía na Espanha, que é onde fica a antena para a recepção dos dados. Para não sobrecarregar as baterias da Mars Express, a ESA optou por seguir com apenas uma hora de live.
 
Em meio às comemorações das duas décados do lançamento da Mars Express, a ESA divulgou também um mosaico bastante detalhado de Marte. Ao longo de suas atividades, a nave já identificou metano na atmosfera marciana, revelou uma nuvem alongada no planeta e mais.
 
Abaixo, você confere gravação da live:
 

Comentários