Acompanhem: ESA Transmitirá 'AO VIVO' às '13:00hrs' Desta Sexta-Feira (02/06), Imagens do 'Planeta Marte' Como Parte das Comemorações dos '20 Anos' de Atividades da 'Sonda Mars Express'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue agora uma notícia publicada ontem (01/06) no site ‘Canaltech’, informando que a partir das 13:00hrs de hoje, no horário de Brasília, o Canal da ESA (Agência Espacial Europeia) no youtube, irá pela primeira vez na história transmitir imagens já enviadas diretamente do Planeta Marte, como parte das comemorações dos 20 anos de atividades da Sonda Mars Express. Acompanhem pelo link abaixo esse momento histórico. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Veja Marte "Ao Vivo" Nesta Sexta (2) em Imagens de Sonda da ESA 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
01 de Junho de 2023 às 18h03
Fonte: ESA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESA

Na sexta (2), a Agência Espacial Europeia (ESA) vai transmitir as primeiras imagens já enviadas diretamente de Marte. A live faz parte das comemorações dos 20 anos de atividades da sonda Mars Express, e vai representar o mais próximo que ficaremos de ver imagens ao vivo do Planeta Vermelho.
 
A ESA vai exibir novas imagens tiradas pela câmera Visual Monitoring Camera (VMC), da Mars Express. A sonda chegou ao planeta em 2003 e conta com esta câmera, criada para monitorar a separação do lander Beagle 2 há duas décadas; após acompanhar o procedimento, ela foi desativada.
 
Já em 2007, a câmera foi ativada outra vez para atividades científicas e ajudou em uma série de descobertas sobre Marte — entre elas, está uma longa nuvem, observada sobre um dos vulcões mais famosos do planeta.
 
(Imagem: Reprodução/ESA)
Representação da sonda Mars Express, que opera em Marte há duas décadas.
 
Durante a live, as imagens capturadas pela câmera vão ser transmitidas a cada 50 segundos, mas isso não significa que vai levar apenas um minuto para chegarem à Terra. Na verdade, vai demorar cerca de 18 minutos no total, se considerarmos o momento desde a captura das imagens em órbita até a exibição delas.
 
Este tempo inclui 17 minutos para a luz viajar de Marte até a Terra na configuração atual, e cerca de um para percorrer cabos e servidores em solo. O tempo se deve à distância de Marte somada à sua posição e à da Terra em relação ao Sol, que fazem com que os sinais de lá levem até 22 minutos para chegar aqui. É por isso que não é possível ver imagens de Marte ao vivo, no sentido literal.
 
Como Marte ao Vivo?
 
Para comemorar a longa duração da Mars Express, as equipes da missão passaram os últimos meses trabalhando em ferramentas para garantir a transmissão de imagens processadas em alta qualidade.
 
A transmissão das imagens de Marte vai acontecer no canal da ESA no YouTube a partir das 13h, no horário de Brasília, e vai durar uma hora.
 
 
James Godfrey, gerente de operações de naves na ESA, observou que a câmera é antiga e que nada do tipo nunca foi feito antes, o que significa que não é garantido que a transmissão vai dar certo.
 
“Mas estou otimista. Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que elas foram tiradas alguns dias antes. Estou animado para ver Marte como é agora — tão perto como vamos conseguir ficar de 'marcianos!'”, finalizou.

Comentários