A Sonda Espacial 'Mars Express' da ESA Mostra o Planeta Marte Como Nunca Antes Registrado

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicado uma notícia no dia (11/06) no site “Olhar Digital” destacando a a Sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), revelou recentemente imagem do Planeta Marte como nunca antes registrada, trazendo detalhes intrincados da superfície do planeta. Saibam mais sobre essa história matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Sonda Mostra Marte Como Nunca Antes Registrado
 
Assim como a primeira "live" de Marte, a divulgação da nova imagem faz parte das comemorações pelos 20 anos do satélite Mars Express
 
Por Flavia Correia
11/06/2023- 16h00
Atualizada em 12/06/2023 - 21h15
Via: Site Olha Digital – https://olhardigital.com.br
 

Uma nova imagem mostra Marte como nunca antes visto, revelando detalhes intrincados da superfície do planeta. O impressionante registro foi feito pela sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA).
 
Assim como a primeira live de longa duração diretamente de Marte, ocorrida no início deste mês, a divulgação da nova imagem faz parte das comemorações pelos 20 anos da espaçonave na órbita marciana, período durante o qual o satélite vem examinando nosso vizinho vermelho.
 

Desde o Natal de 2003, o orbitador tem fotografado a superfície marciana a uma altitude média de cerca de 300 km, o que resulta em imagens com aproximadamente 50 km de largura.
 
O mosaico que você vê abaixo foi criado a partir de 90 capturas obtidas pela Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC) do Mars Express enquanto o orbitador estava entre quatro mil e 50 mil km acima da superfície, o que permitiu imagens com cerca de 2,5 mil km de largura.
 
Créditos: ESA/DLR/FU Berlin/G. Michael
Nesta imagem composta de Marte, áreas de tons de cinza mais escuros representam areias basálticas de origem vulcânica; manchas mais sutis mostram minerais argilosos e sulfato; e a grande cicatriz na face do planeta é o Valles Marineris.
 
Ao serem combinadas, essas imagens de alta altitude, normalmente registradas para ajudar a observar os padrões climáticos sobre Marte, fornecem uma visão global completa que revela detalhes sem precedentes do planeta.
 
Marte Não é Apenas Vermelho; o Que Sugerem as Outras Cores do Planeta
 
A composição mostra Marte em uma infinidade de cores, fornecendo uma visão colorida muito mais rica do que nunca do planeta. Esse efeito é mais do que apenas estético, já que cada tonalidade oferece aos cientistas planetários diferentes informações sobre a superfície marciana.
 
Sabe-se que a famosa cor vermelha do planeta resulta do ferro oxidado, mas a nova imagem também mostra regiões amarronzadas e até azuis, que são decorrentes da atividade vulcânica que deposita areias basálticas cinzento-negras na superfície marciana, criando amplas camadas escuras de areia.
 
À medida que os ventos de Marte movimentam essas areias escuras, elas se acumulam, criando grandes dunas e bancos confinados em crateras deixadas por impactos de asteroides.
 
Conforme destaca o site Space.com, embora a missão da ESA tenha sido inicialmente planejada para operar apenas por um ano marciano (o equivalente a 687 dias terrestres), a vida útil do satélite foi estendida até pelo menos 2026, o que significa que a câmera HRSC ainda pode entregar imagens muito mais impressionantes do planeta.

Comentários