SPACE do INPE Recebe Adolescentes em Sábados Dedicados a Ciências

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (25/04) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o SPACE (Sábados de introdução à Pesquisa para Adolescentes em Ciências Espaciais) receberá adolescentes (alunos do ensino médio) em sábados dedicados a ciências. Vale a pena conferir.

Duda Falcão

NOTÍCIA

SPACE Recebe Adolescentes em
Sábados Dedicados a Ciências

Por INPE
Publicado: Abr 25, 2019

São José dos Campos-SP, 25 de abril de 2019

Até 30 de junho, alunos do ensino médio podem realizar inscrição ao SPACE - Sábados de introdução à Pesquisa para Adolescentes em Ciências Espaciais. Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), o SPACE pretende identificar jovens talentos e popularizar o conhecimento sobre Astronomia, Astrofísica, Aeronomia e Geofísica Espacial. O evento é gratuito, com limite de 30 vagas.

O SPACE será nos dias 14 e 21 de setembro, em dois sábados de intensas atividades, com visitas a laboratórios do INPE e ao Miniobservatório Astronômico e até uma gincana. O objetivo é disseminar as ciências espaciais e mostrar as implicações de eventos geofísicos na sociedade.

A variada programação inclui apresentações sobre campo magnético, cinturões de Van Allen, auroras e luminescências nas instalações do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial (Embrace), que acompanha a atividade solar, o meio interplanetário, o campo magnético terrestre e as condições ionosféricas, bem como fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites, por exemplo.

Haverá oficinas sobre “Astronomia”, “Eletricidade e Magnetismo” e “Cubesats”, esta para montagem e simulação de algumas funções deste tipo de nanossatélite.

A programação completa do SPACE e os procedimentos para a inscrição estão no site: http://www.inpe.br/space/2019/



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Grande iniciativa do INPE, parabéns ao instituto.

Comentários