O Reencontro de Amizades Instantâneas e Duradouras

Olá leitor!

Trago agora para você um interessante resumo dos três primeiros dias do “VI Festival Brasileiro de Minifoguetes”, festival este que esta sendo realizado em Curitiba, escrito e enviado no dia de ontem (29/04pelo elétrico Prof. Alysson Diógenes da UP-Universidade Positivo (flamenguista de quatro costados) desta bela capital paranaense.

O Reencontro de Amizades
Instantâneas e Duradouras

Prof. Alysson Diogenes
29/04/2019

Curitiba, 26 de Abril de 2019 - O VI festival brasileiro de minifoguetes começou! Este que vos escreve faz um breve resumo dos três primeiros dias e evento, sendo que há mais dois pela frente!

Costumeiramente nessa época Curitiba é invadida. Não o tipo de invasão que se possa imaginar, mas uma invasão de equipes de alunos que vão do fundamental ao universitário, todos com um só objetivo: lançar minifoguetes em busca de alcançar os céus.         Foram 54 minifoguetes aceitos para lançamento no festival, vindos das cinco regiões do país e de quase todos os estados da federação!

O programa da sexta feira se iniciou às 18h com a inspeção dos minifoguetes. O professor Canalle da UERJ repete a cada evento, e a comissão tem seguido a recomendação: “Segurança em primeiro lugar”. Cada minifoguete foi inspecionado e o lançamento só foi autorizado após a certeza de que todas as normas de segurança foram seguidas adequadamente. Auditório lotado. Mais de 100 pessoas ansiosas e uma equipe inteira inspecionando.

Por outro lado, mais do que a inspeção, o início do festival é um período de reencontros de amizades formadas quase que instantaneamente por festivais anteriores. Pessoas que passam um ano sem se verem fisicamente, que conversam em grupos de whatsapp ao longo do ano praticamente apenas sobre ogivas, tubeiras, propelentes, aerodinâmica, mas que ao se encontrarem, tem a alegria de rever um familiar que estava distante, mas agora está perto. E o festival é isso: uma grande família unida pela ciência do foguetemodelismo. Uma família onde a competição existe, mas o espírito é de união. Destaque à empolgação dos fogueteiros da velha guarda Cássio, Dawson, Sergio e Rogério.

Outro caráter do festival é educacional e formativo. 11 minicursos ao longo dos 5 dias de evento. Abrindo o primeiro dia com grande estilo, o minicurso de preparação e carregamento a frio de KNSu em motores-foguete experimentais.

Também destaca-se o apoio da Agência Espacial Brasileira e da FUNCATE com a presença de vários profissionais que vieram participar da execução do festival.

Encerrado o dia, todos recolhidos. Dormir é para os fracos. Quem é fogueteiro vai conversar (sobre foguetes) e tentar relaxar, pois amanhã tem lançamento!

27 de Abril de 2019 – Quem Gosta de Motorzinho é Fogueteiro (e Dentista)!

O dia iniciou tipicamente curitibano: céu cinza e friozinho. Nada que impedisse a comissão de se reunir às 7:30 para concluir os últimos detalhes. Mesas posicionadas, tendas instaladas. Este ano uma inovação. Três tendas, sendo uma exclusiva para as equipes, uma para montagem aonde apenas dois membros de cada equipe tinham acesso, e uma para lançamento.

As equipes eram chamadas de cinco em cinco, tinham 15 minutos para montar seu foguete e depois posicionar nas plataformas.

O destaque e o show do dia estiveram nas equipes dos ensinos fundamental e médio. Quatro equipes do fundamental lançaram seus foguetes com o objetivo de fazer um voo de 7s. Se a infância é bonita por si só, a infância aliada à ciência em um país que se orgulha de exportar soja e carne, é espetacular e enche de esperança de que um dia teremos um país que exporta matérias primas, mas também tecnologia de qualidade.

De vez em quando se ouvia de um participante: “Que frio na barriga! É minha primeira vez lançando foguetes no festival”. A resposta é: “Esse frio nunca passa. Cada festival tem sua emoção”. E mais uma vez o espírito do festival se faz presente, onde cada equipe sabe do esforço para montar seu foguete almejando o objetivo.

De tempos em tempos, uma sequência que se repetiu 38 vezes: “três apitos longos”, “contagem”, o som de um foguete que riscou o céu de Curitiba (ou de uma explosão) e aplausos. Muitos aplausos para os fogueteiros e seus foguetes. O sucesso ou a falha são meros detalhes. O que importa é chegar no festival e lançar seu foguete.

A falha, infelizmente, mais uma vez causada majoritariamente por explosões de motores. Em meio às equipes, se chegou até a ter um placar “Fabricante de qualidade”, onde o fabricante dos motores marcava pontos quando seus motores explodiam, enquanto que a s demais equipes marcavam pontos quando seus foguetes voavam normalmente. O fabricante chegou a marcar 8x4, mas as equipes viraram bravamente para 10x8. Ainda assim, fica o registro de que de 18 lançamentos usando os motores do maior fabricante nacional, 8 explodiram, levando os foguetes das equipes, não aos céus, mas ao espaço. Triste fim para o campeonato dessas equipes, aplaudidas, mas frustradas.

Mais uma vez, destaque à animação do fogueteiro Cássio, que de posse de um dos rádios da equipe, não parava de falar e parecia um narrador dos foguetes! Outro fato interessante é que o vento levou três foguetes que tinham paraquedas maiores para um bosque. Um deles em especial, era visível. Foi uma missão para o incrível arborícola Antonio Foltran, que munido de uma escada e de habilidades de escalada, resgatou o foguete.

Antonio Foltran ao resgate!

Encerrada a sessão de lançamentos, mais minicursos.

28 de Abril de 2019 – Chove Chuva, Chove Sem Parar!

Parece que o cancelamento dos lançamentos de domingo por falta de equipes aprovadas foi providencial. Choveu o dia todo em Curitiba e o dia foi pouco aproveitável para lançamentos e para passeios, mas os minicursos estavam cheios. Destaque para o minicurso de motores híbridos. Uma tendência para os campeonatos futuros, inclusive do Congresso Aeroespacial Brasileiro.

À noite a premiação. Uma hora de uma agradável reunião com a comissão executora para validar os resultados (contemplando nada menos que 7 instituições) e chegou o grande momento.

Equipes vindas de estados ainda pouco tradicionais como Amazônia, Acre, Mato Grosso e Pará amplamente aplaudidas ao receberem placas de participação. Outra equipe chamada Rocket Girls inteiramente feminina. Mais esperança pelo nosso futuro.

Aplausos, ansiedade e muitas equipes novatas premiadas, com destaque aos calouros da Tapajós, que, concorrendo pela primeira vez, ganharam a categoria 50m do ensino médio e o recorde brasileiro da categoria 100m que foi quebrado pela equipe ESS, a equipe do secundarista Eduardo, formada exclusivamente por ele próprio. Esse é o verdadeiro Rocket man!

Comissão executora do festival brasileiro de Minifoguetes

Encerrou-se mais um dia e a ansiedade retornou à cena. Todos aguardando os lançamentos do dia 29 que começou com um sol para cada curitibano. Logo tentarei mandar o relato desse dia.

Dia 29 de Abril. O céu está aberto aos foguetes.

Comentários

Postar um comentário