Ministro Faz 'Visita-Relâmpago' ao INPE Antes de Embarque do CBERS-4A à China

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (26/04) no site “G1” do globo.com, destacando que o Ministro Marcos Pontes fez 'visita-relâmpago' ao INPE antes de embarque do Satálite CBERS-4A à China.

Duda Falcão

VALE DO PARAÍBA E REGIÃO

Ministro Faz 'Visita-Relâmpago' ao INPE
Antes de Embarque do CBERS-4A à China

Equipamento vai deixar o Brasil no próximo dia 10. Em São José, astronauta
defendeu durante o encontro com pesquisadores, a necessidade de ampliar investimentos em ciência no país.

Por Poliana Casemiro,
G1 Vale do Paraíba e região
26/04/2019 14h59  Atualizado

Foto: Poliana Casemiro/G1
Ministro Marcos Pontes faz visita ao laboratório do INPE.

Em 'visita-relâmpago' ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), o ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologiaesteve nesta sexta-feira (26) no laboratório de testes do instituto. No local são feitos os últimos ajustes antes do embarque do satélite CBERS-4A à China - previsto para o próximo dia 10. O equipamento vai ser lançado até o fim do ano.

O astronauta aproveitou a passagem pelo instituto, que é referência em pesquisa no país, para defender a necessidade de ampliação de investimentos no setor que comanda. A pasta vem enfrentando cortes e contingenciamentos desde 2015. Só neste ano, segundo ele, de mais de 40%.

A escassez de recursos, inclusive, atrasou a colocação em órbita do satélite construído em parceria com a China. A previsão era que tivesse sido lançando em 2018.

Na visita que durou menos de 1 hora, a partir das 13h, além de defender a importância dos investimentos no programa CBERS, que existe desde 1988, o ministro disse que vem pedindo 'socorro' à ala econômica do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para garantir investimentos em ciência.

"Os serviços atrelados à tecnologia são importantes para o dia dia das pessoas . O investimento é pequeno pelo retorno que isso traz para as pessoas e economia do país", disse.

O CBERS, por exemplo, faz trabalhos como monitoramento de desmatamento na Amazônia, mapeamento de queimadas, e fornece dados à agricultura. O modelo que vai ser lançado custou cerca de R$ 200 milhões ao Brasil.

Foto: André Luís Rosa/TV Vanguarda
Satélites CBERS 4A é testado no laboratório do INPE.

Prioridades

Diante do risco com corte de verba, Pontes disse que a pasta trabalha em um mapeamento de prioridades para a aplicação dos recursos já liberados. No Vale do Paraíba são eles:

·        um novo supercomputador ao Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista (SP). O atual, usando na previsão do tempo, opera em 'sobrevida' há seis anos;

·        Centro de Monitoramento a Desastres e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), em São José dos Campos, por meio de projeto para transformá-lo em um centro de produção de tecnologia em sua área;

·        garantir o funcionamento do núcleo de pesquisas do INPE por meio da contratação de pessoal e busca de melhoria nas bolsas de pesquisas já existentes;

Sobre o supercomputador, o astronauta disse que já alertou o setor econômico duas vezes sobre os riscos da máquina parar de funcionar. "É algo que preocupa ele. Imagine se um dia a gente acorda e ele parou?”, questionou. O recurso necessário para manutenção emergencial da super-máquina é de R$ 120 milhões.

Já sobre o efetivo do Inpe, cuja redução é considerada uma ameaça ao órgão, a abertura de vagas vem sendo pedida pelos reitores desde 2012. O instituto, que já chegou a ter 1,6 mil servidores, tem atualmente cerca de mil e há projeção de redução de 60% até 2020 por causa das aposentadorias.

Foto: Reprodução/TV Globo
Supercomputador Tupã opera desde 2010
e funciona com 'sobrevida'.


Fonte: Site “G1” do globo.com - 26/04/2019

Comentários