Governo Divulga Detalhes Sobre Acordo de Uso da Base de Alcântara Pelos EUA

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (16/04) no site “G1” do globo.com, destacando que o Governo divulga cartilha sobre acordo de uso da Base de Alcântara pelos EUA.

Duda Falcão

MARANHÃO

Governo Divulga Detalhes Sobre Acordo
de Uso da Base de Alcântara Pelos EUA

Uma cartilha foi elaborada para explicar o acordo
e vencer a resistência contra o tratado.

Por G1 MA - São Luís
16/04/2019 - 19h28
Atualizado há um dia

Governo divulga detalhes sobre acordo de
uso da base de Alcântara pelos EUA.

O Governo Federal divulgou os detalhes do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) com os Estados Unidos, que deverá permitir o uso comercial da base de Alcântara, no Maranhão. Uma cartilha foi elaborada para explicar o acordo e vencer a resistência contra o tratado.


Segundo o governo brasileiro, o acordo não permite o lançamento de mísseis ou artefatos de guerra e garante que o Brasil segue com controle do Centro de Lançamento de Alcântara. O acordo também não autoriza os Estados unidos ou outro país a fazer lançamento de Alcântara, apenas estabelece condições para lançamentos com tecnologia norte-americana embarcada.

Foto: Reprodução/TV Mirante
Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, tem declarado que o acordo não trata da instalação da operação de uma base americana em Alcântara, mas de uma autorização dos Estados unidos para que o Brasil possa lançar foguetes e satélites nacionais ou internacionais com fins pacíficos, desde que o Brasil proteja a tecnologia americana.

Artigos do Acordo

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas tem três artigos. O Brasil assume o compromisso de não permitir o lançamento de Alcântara de armas de destruição em massa que ameacem a paz e a segurança internacional, sobretudo de países que estejam sujeitos a sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que tenham dado apoio a atos de terrorismo internacional.

O compromisso também deixa claro que, nas áreas restritas, somente pessoas autorizadas pelos americanos podem ter acesso. O Brasil até pode autorizar acesso nas chamadas ‘áreas controladas’, mas com aval dos americanos, que podem monitorar, inspecionar, acessar, acompanhar e controlar, de modo ininterrupto, o acesso aos veículos de lançamento dos Estados unidos.

O acordo também aponta que o governo brasileiro deve permitir e facilitar o monitoramento de atividades de lançamento pelo governo dos EUA nas áreas restritas. Nas áreas controladas, o Brasil não pode permitir que brasileiros sozinhos e sem autorização dos americanos tenham acesso a áreas restritas e controladas nas fases de montagem, instalação, teste, preparo e integração dos foguetes e satélites.

O Brasil também fica obrigado a tomar todas as medidas necessárias para evitar a divulgação pública, como fotos e até mesmo dos destroços após os lançamentos.

Território de Alcântara

O acordo de salvaguardas tecnológicas não trata de questões fundiárias em Alcântara. O assunto deve ser tratado pelo Gabinete de Segurança Institucional. O acordo é assinado por três Ministérios do Brasil e pelo Departamento de Estado dos Estados unidos.


Fonte: Site “G1” do globo.com - 16/04/2019

Comentário: Na verdade o acordo já havia sido divulgado pelo governo e inclusive postado na íntegra aqui no Blog, bem como essa cartilha, porém a Globo já vem pisando em ovos há muito tempo. E na verdade, essa matéria vale mais como registro, principalmente pelo vídeo que acompanha a mesma. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio da reportagem em vídeo que acompanha a matéria.

Comentários