Presidente Bolsonaro Anuncia Que Garota Prodígio dos Emirados Árabes Estuda Para Ser Lançada da Base de Alcântara

Olá leitor!

O Presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (14/04) em seu Twitter uma notícia muito curiosa. Segundo o presidente brasileiro uma garota prodígio de 16 anos dos Emirados Árabes, deverá ser lançada ao espaço diretamente da Base de Alcântara.

“Alia Al Mansoori, prodígio da ciência dos Emirados Árabes, com 16 anos, estuda para ir ao espaço daqui 15 anos sendo lançada por um foguete do Centro Espacial de Alcântara. Já venceu competição pela NASA e possui artigos publicados nas mais importantes revistas científicas.”, afirmou o presidente brasileiro.

E finalizou seu post afirmando: “O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que permitirá o uso comercial do Centro Especial de Alcântara, caso o Congresso aprove, pode render mais de U$3,5 bilhões por ano, aumentando a renda para a pesquisa espacial brasileira e para a região do centro espacial.”


Pois é leitor, notícia muito curiosa essa, e demonstra o interesse do Governo Bolsonaro de realizar voos tripulados de Alcântara, voos esses hoje só possíveis de bases dos EUA, Rússia e China. Entretanto leitor, será mesmo que seria possível realizar esses voos de Alcântara? Sinceramente não sei, com a palavra os especialistas. Porém não há dúvida que seria algo que traria grandes benefícios financeiros ao Brasil se possível for, e talvez até tecnológicos, dependendo do que ficar acordado.

Duda Falcão

Comentários

  1. o VLS-1 tem 22 anos que nunca orbitou a Terra a partir de Alcântara, e hoje ainda não lançamos nem o SARA, o VLM-1 ainda só existe em Power Point, aí aparece essa notícia ! ? .

    --- como já dizia Santos Domont , se os governos anteriores construíssem escolas na mesma quantidade que foram construído Igrejas Romana no Brasil, nosso grau evolução seria de 1° mundo.

    ResponderExcluir
  2. Eai Duda, seria um sonho hein? Vôos tripulados de Alcântara, vamos torce para que daqui a 15 anos isso realmente se realize.
    Se podemos sonhar em daqui 15 anos termos vôos e tripulados de Alcântara, eu posso sonhar em nessa missão eu ser ou o Astronauta comandante ou o Astronauta de missão.
    Se esse governo atual, vai conseguir alavancar tanto o PEB desse jeito eu não sei, mas o governo Bolsonaro está nós dando pelo menos a oportunidade de sonhar num grande futuro para a nossa nação e o PEB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando F!

      Não creio que o Bolsonaro esteja se referindo a um programa de voos tripulados nacional, e sim de uma empresa americana que faria esses lançamentos do Brasil, caso o AST venha ser realmente aprovado. Entretanto a necessidade de se criar um Corpo de Brasonautas é indiscutível devido ao futuro que se avizinha (já deveria existir na verdade) e consequentemente acordos com os EUA e outros países que realizarem voos tripulados deverão ser acordados. Isto é, se o Governo Bolsonaro realmente cumprir e for eficiente com os seus planos.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Eu realmente acredito que Bolsonaro acha que somos todos burros...

    ResponderExcluir
  4. Só promessas no power point nada mais... até agora nada foi feito apenas procastinado datas e ilusões. Roubaram muito dinheiro e agora querem roubar a aposentadoria do trabalhador. A reforma tem que ser para os privilegiados políticos, marajás, juízes, deputados, senadores etc..

    ResponderExcluir
  5. Araka !, meu , nem de sonho eu gosto, prefiro uma esfirra com Ket Chap, rs, rs, mas se nós realistas formos analizar a verdade, é que os Chineses inventaram a pólfora, os foguetes joninos, a bússula, a caravela, a pizza, e os Roviéticos lançaram o primeiro satélite orbital artificial em 1957 !.

    eu fico me perguntando todos os dias que leio o Brazilian Space, por quê será que nós brasileiros precisamos de outra nação para copiar os feitos pela China e pela Rússia, França , etc ????

    ResponderExcluir
  6. Em Agosto de 2003 , na explosão do VLS-1 , foi destruído a única torre de lançamento do único foguete orbital até então já construído no Brasil.

    Agora eu lhes pergunto, será que os militares da época jamais passou pela cabeça a ideia de caso um acidente acontecesse, teríamos que construir uma outra nova torre de lançamento do zero.

    Agora lembrem aí, quantos anos precisou para construir uma nova torre de lançamento depois que o VLS-1 explodiu ? .

    Agora eu entendo o por quê os E.U.A. tinha e tem ainda várias torres de lançamento Cabo Canaveral.

    o Brasil em 1997 no CLA tinha e tem ainda apenas uma torre de lançamento, se o VLM-1 explodir no seu 1° lançamento ficaremos mais 22 anos para lançar outro foguete Orbital !!!.

    ResponderExcluir
  7. O que todos nós mais queríamos de verdade, são de resultados e não só de promessas porque de projetos mirabolantes, estamos fartos.

    Não estou falando desta notícia em específico mas a partir do momento que o governo promete um grande avanço na área cientifica e depois anuncia um dos maiores cortes no já pequeno orçamento da pasta de ciência e tecnologia... Fica difícil levar a sério qualquer coisa que venham a divulgar a partir de agora.

    Duda, Você sabiamente pede para que não só o ministro Marcos Pontes vá conversar com a comunidade quilombola de Alcântara, mas também o próprio Jair Bolsonaro também vá, é algo que deve ser levado com seriedade e clareza já que as empresas interessadas no centro podem até serem pressionadas pela comunidade internacional caso isso não seja feito de maneira ética e justa... Também tenho apresso pelo ministro Marcos Pontes mas talvez seja o caso de incentivar o Ministro a ter uma conversa com Bolsonaro sobre todos os programas da área espacial, tenho por mim que o presidente talvez até desconheça sobre eles e se ele desconhece, jamais haverá recursos e nem cobranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reginaldo!

      A situação econômica do país é realmente ruim, principalmente no que diz respeito aos recursos públicos, e assim os cortes foram necessários. Entretanto se a reforma da previdência for resolvida, creio que a coisa irá melhorar e muito nas áreas como a C&T e Educação. Entretanto Reginaldo, ações estão sendo realizadas para que recursos venham de outras fontes que não o MCTIC e o MD, só que agora com resposta positiva e sem enrolação, é o caso de outros ministérios, da FAPESP e do FINEP. Vamos aguardar. Quanto o que você disse sobre a necessidade da visita do presidente a Região, creio que isso deverá ocorrer sim, não faria sentido se não, na verdade seria um erro politico tão grande quando será o acerto político caso essa visita aconteça. E vale lembrar, nenhum presidente brasileiro fez até hoje uma visita como essa as Comunidades Quilombolas da região, ele seria o primeiro. O governo Reginaldo precisa resgatar sua credibilidade, tanto no que diz respeito a essas Comunidades, bem como da Comunidade internacional.

      Saudações aeroespaciais

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Tomara mesmo, torço muito por isso...

      Ps. Uma errata na verdade, escrevi apresso ao invés de apreço... Na verdade tenho apreço pela figura do Marcos Pontes. Ops...

      Abs...

      Excluir
  8. Onde foram pará quase meio Bilhão de Reais por parte do Brasil, em um acordo bilateral entre Brasil e Ucrânia, de fato por parte do Brasil coube apenas construir e projetar uma área de lançamento no CLA, construir as instalações predeterminadas pela Ucrânia para atender as necessidades do Tsiklon-4.

    a mídia no Brasil dizem que o foguete nunca exestiu, uma mentira ou até mesmo uma desenformação descabida, já que o 1° e o 2° estágio do Tsiklon-4 eram e são os mesmo do Tsiklon-3, e que o 3° estágio já estava 95% já construido em 2010

    vejam a baixo os dados do Tsiklon-4 em comparação com o já antigo e existente e funcional Tsiklon-4

    Versão-----Estágio 1-----Estágio 2-----Estágio 3

    Tsiklon-3(11K68)--RD-261 (=3×RD-260)+RD-68M RD-262+RD-69M S5M/RD-861

    Tsiklon-4--RD-261(=3×RD-260)+RD-68M RD-262+RD-69M ?/RD-861K

    * Obs. a curiosidade do sumiço de meio bilhão de Reais nos governos do PT ( Lula & Dilma ), como se demora tanto tempo para lançar um Foguete já existente em 95% antes da assinatura do acordo e parceria bilateral entre o Brasil e a Ucrãnia.

    existe algo muito sinistro nessa sociedade, a demora para o lançamento de algo que sempre existiu e que levou 8 anos para o governo Dilma analizar que o foguete era utrapassado e cancelando o acordo.

    ResponderExcluir
  9. Será que esse todo dinheiro dos impostos do contribuinte, quase meio Bilhão de Reais, foram enterrados no ACS, naquelas obras gigantescas inacabadas, fora a terra planagem, todo esse dinheiro que poderia construir Escolas , Hospitais, Estradas, mais segurança , etc , acabou sendo gasto em pró de nada ! .

    o novo governo deve fazer uma CPI para investigar o sumiço desses quase meio Bilhão de Reais, que uma parte virou Cimintério do ACS .

    ResponderExcluir
  10. Estamos com o principal e maior barreira que dificulta o progresso do Brasil, o Brasileiro não acredita no Brasil, a guerra civil política entre a esquerda da Era PT contra a direita apadriada pelos EUA. Fica muito difícil a Nação se desenvolver enquanto houver desunião dos partidos políticos, desta forma só existem aproveitadores a ganhar com os nossos erros.

    Esse em passe é o motivo que ainda nosso PEB ainda não alcançou o seu lugar de progresso que já deveríamos estar, em patamares avançado andando juntamente de igual para com a China, Índia , Europoa .

    ResponderExcluir

Postar um comentário