NASA Está Planejando Desenvolver Telescópio Para Proteger Terra de Asteroides

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessantíssima notícia postada ontem (17/04) pelo site “Sputnik News Brasil”, destacando que a NASA está planejando desenvolver telescópio para proteger Terra de Asteroides.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NASA Está Planejando Desenvolver
Telescópio Para Proteger Terra de Asteroides

Sputnik News Brasil
17/04/2019 - 09:04
Atualizado 17/04/2019 - 09:07

CC0 / RafaelMousob/Pixabay

Cientistas da NASA querem construir um novo telescópio para proteger a Terra de perigosos asteroides, como os que destruíram os dinossauros.

Um grupo de cientistas da NASA projetou uma estratégia para defender a Terra de possíveis impactos de asteroides, como o meteoro que exterminou os dinossauros há 66 milhões de anos, segundo um estudo apresentado na reunião da American Physical Society.

"Se encontrarmos um objeto celeste a apenas alguns dias do impacto, isso limitaria as nossas opções. Por isso estamos focados em encontrar objetos próximos da Terra quando eles estão mais distantes, o que nos dá mais tempo e abre uma maior gama de possibilidades e mitigação", afirma a doutora Amy Mainzer, da NASA.

Mainzer alertou que os atuais telescópios não são efetivos para encontrar os asteroides de forma antecipada, e por isso sua equipe propôs um novo sistema para encontrar as grandes rochas espaciais capazes de causar danos significativos à Terra, entretanto, a pesquisadora considera a missão de caçar asteroides "difícil".

Isso porque alguns desses corpos celestes "são tão escuros como o toner da impressora", afirmou a pesquisadora, ressaltando que "tentar detectá-los da escuridão espacial é muito difícil", conforme publicação do jornal Daily Mail

Mainzer também argumenta que "os objetos próximos da Terra (NEO) são intrinsecamente frágeis porque, na sua maioria, são realmente pequenos e estão muito longe de nós no espaço".

Com isso, a equipe de Mainzer utilizou o calor do NEO para tentar notar esses objetos, ao invés de utilizar a luz visível. Graças ao aquecimento dos asteroides e cometas, além do forte brilho nas longitudes de onda térmica, eles são mais fáceis de serem detectados com o telescópio de exploração infravermelha de campo amplo de objetos próximos da Terra (NEOWISE).

Desta maneira, a pesquisadora acredita que com o NEOWISE será possível detectar objetos independentemente da cor de sua superfície e utilizá-los para medir tamanhos e outras propriedades, o que facilitaria a compreensão desses objetos e a criação de uma estratégia de defesa contra uma possível ameaça ao nosso planeta.

Baseados neste contexto, Mainzer e sua equipe planejam construir um novo telescópio, o NEOCam, capaz de detectar os asteroides que podem causar sérios danos à Terra.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é leitor, essa me parece a primeira ação (caso saia do papel) nesta direção de proteger a terra contra ameaças como esta desde a criação em 2016 do ‘Dia do Asteroide’, porém ainda muito pouco e nada de concreto. Quiçá este telescópio NEOCam realmente venha se tornar uma realidade o mais breve possível.

Comentários