Primeira Sonda Privada Pousará na Lua Nesta Quinta: Saiba Como Assistir

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (10/04) no site da Revista Galileu destacando que a Primeira Sonda Lunar Privada, a sonda israelense ‘Beresheet’ pousará na Lua nesta quinta-feira (11/04) com transmissão ao vivo, saiba como assistir.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO- ESPAÇO

Primeira Sonda Particular Pousará na Lua
Nesta Quinta: Saiba Como Assistir

Missão israelense pode significar o início da economia cislunar (e espacial)

Por Redação Galileu
10/04/2019 - 09h05
Atualizado 09h05

(Foto: NASA/Goddard Space Flight Center)
Israel pode ser o 4º país a chegar à Lua.

A espaçonave da missão Beresheet já está orbitando a Lua e prestes a realizar o pouso nesta quinta-feira, 11 de abril. Desenvolvida pela empresa SpaceIL, de Israel, a missão é histórica por envolver o primeiro grupo privado e não-governamental a estabelecer um módulo na superfície da lua. A SpaceIL e a Israel Aerospace Industries vão transmitir ao vivo da sala de controle da missão.

O pouso poderá ser visto no Contact Global Broadcasting Services, que já deixou o link disponível para a exibição. A previsão é que o pouso ocorra às 16 horas do horário de Brasília, mas o cronograma será mais exato à medida que o evento se aproxima.

Na semana passada, a missão completou a delicada operação de entrar em órbita lunar, preparando o terreno para o que poderia ser um pouso histórico no Mare Serenitatis, na parte norte da região. Inclusive, a sonda já tirou fotos da Lua em sua viagem:

(Foto: Reprodução/Twitter/TeamSpaceil)
Foto da Lua divulgada no dia 5 de abril.

A missão foi lançada em 21 de fevereiro em um foguete SpaceX Falcon 9 e sobreviveu a uma falha técnica para chegar à atual posição. Caso os procedimentos sejam bem-sucedidos até o final da missão, a Beresheet se tornará a primeira sonda desenvolvida inteiramente com recursos privados a pousar na Lua. Além disso, Israel entrará para o seleto clube de nações a terem chegado no local, que já conta com a Rússia (1966), Estados Unidos (1969) e China (2013).

“Eu não poderia estar mais orgulhoso por dar esse presente ao povo de Israel e torná-lo parte da cultura israelense de tecnologia, ousadia e uma dose generosa de coragem”, disse em comunicado à imprensa Morris Kahn, presidente da startup que doou US$ 40 milhões dos US$ 100 milhões que financiaram a empreitada. Apesar de parecer muito dinheiro, a quantia é muito menor do que missões semelhantes desenvolvidas por agências espaciais, que podem chegar a centenas de milhões de dólares de dinheiro público.

O projeto é especialmente importante por ser o primeiro pousador construído inteiramente com recursos privados, em um foguete também de uma empresa. É um divisor de águas para a indústria e a exploração do espaço, podendo ser considerado o marco inicial da economia cislunar (e espacial). Um momento que vale a pena assistir!


Fonte: site da Revista Galileu - 10/04/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentário: Pois é leitor, sensacional, vamos acompanhar esse grande momento de Israel torcendo muito e nos preparando para o nosso, quando dentro de dois anos (2021) a nossa sonda lunar Garatéa-L estará entrando em órbita da Lua.

Comentários