Pequim Planeja Construir Base no Polo Sul da Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (28/04) no site do Sputnik News Brasil destacando que Pequim planeja construir Base no Polo Sul da Lua.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pequim Planeja Construir
Base no Polo Sul da Lua

Sputnik News Brasil
28/04/2019 - 11:48
Atualizado 11:52 28/04/2019 - 11:52

© REUTERS / Stringer

Há já algum tempo que a China tem vindo a desempenhar um papel significativo na corrida lunar internacional, canalizando impressionantes somas orçamentais para esta indústria, a fim de acompanhar os EUA.

Estes, por seu turno, anunciaram recentemente o objectivo de voltar a enviar uma missão tripulada à Lua, quatro décadas após as missões Apollo.

Com isso, a China tem o ambicioso objetivo de construir uma estação de pesquisa científica no polo sul da Lua em cerca de 10 anos, segundo o chefe da Administração Espacial Nacional da China (CSNA), Xhang Kejian.

As primeiras partes da estação projetada devem ser colocadas em órbita a bordo do novo foguete Long March 5B no primeiro semestre de 2020, enquanto a Estação Espacial Internacional está chegando ao fim de sua vida científica funcional e não há evidências de que os EUA iniciarão uma cooperação com a China em termos de missões espaciais conjuntas.

Os detalhes sobre os objetivos lunares a longo prazo da China ainda não foram divulgados, mas a CSNA já deu alguns passos decisivos em relação à exploração espacial: por exemplo, o lançamento bem-sucedido da Change 4 e seu pouso no lado escuro da Lua.

Além disso, Kejian também anunciou que em 2019 a sonda Change-5 tentará aterrissar na Lua e colher amostras para futuras pesquisas, conforme a agência de notícias Xinhua.

Recentemente, a China anunciou o envio de astronautas para duas estações espaciais temporárias, a Tiangong-1 e a Tiangong-2, enquanto uma nova estação permanente deve começar a operar nos próximos anos.

Ultimamente a China está fazendo grandes investimentos na exploração espacial, ficando em segundo lugar na lista dos países que mais gastam com o espaço, atrás apenas dos EUA.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é leitor, a corrida para a Lua já começou, e os Chineses vão correr atrás, ou alguém duvida disso?

Comentários