Lançada Frente Parlamentar Pela Modernização da Base de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (24/04) no site da “Agência Câmara de Notícias” destacando que foi instalada nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, Frente Parlamentar Pela Modernização da Base de Alcântara.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Lançada Frente Parlamentar Pela
Modernização da Base de Alcântara

Reportagem - Lincoln Macário
Edição - Marcelo Oliveira
Agência Câmara de Notícias
24/04/2019 - 19h34

Foi instalada nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara (MA).

O grupo, que conta com a participação de 200 deputados e dois senadores, defende o uso comercial da base. “É importante para o País, não apenas para o Maranhão. O Brasil precisa entrar no bilionário mercado aeroespacial, e a base hoje está obsoleta”, disse o coordenador da frente, deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA).

O parlamentar acrescentou, entre os objetivos do colegiado, a proteção da soberania nacional no acordo firmado com os Estados Unidos para uso do centro de lançamento. “A frente estará atenta a essa questão.”

O acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) entre Brasil e Estados Unidos foi firmado em março com o objetivo de permitir a utilização comercial da plataforma. O documento prevê que Washington poderá lançar satélites e foguetes da base maranhense. O território continuará sob jurisdição brasileira.

A base de lançamento de Alcântara é considerada ideal para uso comercial em função da proximidade com a Linha do Equador, o que gera economia de propelente ou combustível do foguete. Para entrar em vigor, o acordo depende de aprovação do Congresso Nacional.



Fonte: Site da Agência Câmara de Notícias

Comentário: Bom leitor, na verdade não é a primeira vez que isso acontece, e das outras vezes de pouco adiantou, mas espero que agora com um Governo que parece mais aliado com o desenvolvimento espacial do país essa iniciativa venha apresentar resultados. Aproveitamos para agradecer a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio dessa notícia.

Comentários

  1. Sabe de uma coisa chata ? Não consigo mais compartilhar as notícias deste site bacana em comunidades no Facebook, diz que é Spam .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Pois é amigo, infelizmente um irresponsável fez uma denuncia e o Facebook travou minha página. Sendo assim eu a desativei. Enfim..

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário