Brasileiro Lidera Grupo Mundial Sobre Simulação do Espaço

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/04) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Brasileiro lidera Grupo Mundial Sobre Simulação do Espaço.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Brasileiro Lidera Grupo Mundial
Sobre Simulação do Espaço

Por INPE
Publicado: Abr 26, 2019

São José dos Campos-SP, 26 de abril de 2019

O Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA) elegeu José Sérgio de Almeida, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para a presidência do grupo de trabalho sobre Simulação Espacial. O engenheiro brasileiro permanecerá à frente de discussões sobre testes de satélites e naves espaciais durante 2019 e 2020, período em que terá como vice-presidente o representante da NASA.

Criado em 1964 nos Estados Unidos, o grupo atualmente reúne as principais agências e empresas da área espacial do mundo para avaliar tecnologias de simulação das condições de voo orbital.

“Procedimentos de testes de voo de satélites, operação de câmaras vácuo-térmicas mais complexas, segurança de pessoal e da nave espacial durante os testes, treinamento do corpo técnico, manutenção dos laboratórios, atualização sobre novos equipamentos disponíveis no mercado, problemas e acidentes ocorridos durante os testes etc.”, explica o especialista do INPE, sobre os temas tratados no AIAA.

“Entre os participantes do grupo, além da NASA, estão a ESA, Boeing, JAXA, Lockheed Martin, Northrop Grumman, Thales Alenia, Airbus, MIT, Agência Espacial Canadense, entre outros, gerando uma oportunidade bastante valiosa para o INPE em termos de atualização nos procedimentos e nas práticas de desenvolvimento de testes de voo em satélites”, diz Almeida.

O engenheiro atua no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, que possui instalações únicas no Hemisfério Sul para os ensaios de simulação espacial exigidos antes do lançamento de um satélite. Nos últimos meses, o LIT/INPE realizou simultaneamente os testes para colocar em órbita dois satélites: CBERS-4A e Amazonia-1, um fato inédito para o Programa Espacial Brasileiro.

Câmara de simulação espacial do INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários